Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crescimento no uso de aparelhos com conexão online é o futuro do hábito de ouvir rádio

Pesquisas do Ibope indicam aumento anual no consumo de plataformas alternativas para escutar estações

Placeholder - loading - Amazon - Photo/Divulgação
Amazon - Photo/Divulgação

Publicada em  

Com a evolução do consumo de produtos com acesso online, se tornou um hábito para grande parte dos usuários buscarem facilitações em seus aparelhos mais utilizados, combinando tudo em um só local personalizado. Dentre assistir TV, até se conectar com familiares distantes, a tecnologia está cada vez mais integrada na vida do cidadão pós-moderno, que está em constante desenvolvimento junto das plataformas.

Veja também: Entenda as diferentes formas de ouvir a rádio online da Antena 1

Um dos costumes mais tradicionais na vida dos brasileiros é ouvir rádio, que está presente como a primeira mídia com transmissão na história da comunicação. Segundo levantamento da Kantar Ibope Media, cada ouvinte passa cerca de 4 horas e 41 minutos escutando rádio por dia, e 3 a cada 5 ouvintes escutam todos os dias. Porém, apesar de haver uma massa majoritariamente maior de pessoas que ouvem apenas pelo dial, há o nítido crescimento no consumo digital dessa mídia.

A Kantar Ibope Media, na pesquisa Data Stories, constatou que 61% das pessoas optam pela maneira tradicional de se ouvir rádio, porém, 43% dos ouvintes estão escutando no âmbito online, sendo que 26% ouvem ambos. O intuito do estudo foi informar quantas pessoas estavam concentradas entre o consumo via “web” e o offline, além de também dizer quem prefere ambos.

Já na pesquisa Inside Radio 2020, focada apenas nos aparelhos utilizados, a Kantar Ibope informou que 81% dos cidadãos entrevistados preferia escutar pelo rádio comum, 23% no celular, 3% pelo computador, e 4% em outros equipamentos. Este último dado reflete em algo muito interessante: O crescimento no consumo de aparelhos não convencionais reproduzindo rádio em streaming.

Voltando um pouco no tempo, em 2018 o veículo The Guardian realizou uma pesquisa no Reino Unido sobre qual a plataforma mais utilizada pelos cidadãos ingleses para ouvir rádio, e o Amazon Echo, que suporta a inteligência artificial Alexa, estava em primeiro lugar na frente do sinal de rádio tradicional, o que fez o governo discutir sobre o desligamento do mesmo.

Apesar da utilização dentro do Brasil não ser em nada comparada com o exterior, os 4% apresentados na pesquisa Inside Radio 2020, se colocados em escala de toda a população brasileira, representariam cerca de 8 milhões e 470 mil cidadãos. Estes números refletem em uma constante atualização dos moradores do país em paralelo a plataformas de rádio. Em relação ao ano passado, o número de pessoas que escutavam pelo rádio comum era de 84%, ou seja, houve uma migração de 3% dos ouvintes para outros aparelhos.

A pesquisa NextOnDial, que é o primeiro estudo detalhado voltado apenas para as plataformas digitais de rádios dentro do Brasil, levantou que a utilização de “Smart Speakers”Alexa, Google Home, etc. –, para ouvir a frequência, contabilizaram 23 horas e 28 minutos na média de consumo total, por mês, no primeiro semestre de 2020. Ainda segundo os dados, esse é o quarto meio mais escolhido pelos ouvintes de rádio digital no país, ficando atrás apenas da plataforma nas Smart TVs, que somam 42 horas e 37 minutos, nos computadores, com 29 horas e 19 minutos, e nos smartphones, que calculam 29 horas e 4 minutos. Os “Smart Speakers”, porém, estão a frente no consumo em relação aos consoles de videogames – Xbox, Playstation, etc. –, que mostram apenas 3 horas e 53 minutos de uso voltado para rádio.

A principal justificativa para o crescimento de plataformas digitais é o aumento no consumo de pessoas com idade entre 20 a 29 anos, que tem um número bem expressivo na rádio online, enquanto o número de ouvintes de 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e 60+, concentrados na maior parte do consumo offline, está diminuindo. Ainda é muito recente discutir e apontar o que de fato irá acontecer com o rádio, mas o fato é que o formato está em constante mudança.

A Antena 1 está engajada com essa constante evolução, e além do rádio offline, que a Kantar Ibope Media* calculou ter mais de 2 milhões e 900 mil ouvintes por mês, também estamos presentes no streaming pelo site e com um aplicativo nos smartphones, que juntos somam cerca de 40 mil ouvintes conectados ao mesmo tempo nas plataformas, e temos uma skill na Alexa, que está próxima de 2 mil usuários ativos por dia e uma média de 200 novas ativações. Confira todos os aplicativos aqui.

*FONTE: KANTAR IBOPE MEDIA EASYMEDIA4 | CAM, DFE, GSP, BHZ, POA | JUL/2020 A SET/2020 | ANTENA 1 FM/WEB | SEXO AMBOS | 05H-05H | 2A-DOM | ALCM#

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. crescimento no uso de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.