Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Descoberta de pontos quânticos que dão cor às luzes LED ganha Nobel de Química

Placeholder - loading - Anúncio do Prêmio Nobel de Química   4/10/2023    TT News Agency/Claudio Bresciani via REUTERS
Anúncio do Prêmio Nobel de Química 4/10/2023 TT News Agency/Claudio Bresciani via REUTERS

Publicada em  

Por Niklas Pollard e Ludwig Burger

ESTOCOLMO (Reuters) - Os cientistas Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov ganharam o Prêmio Nobel de Química de 2023 pela 'descoberta e síntese de pontos quânticos' que iluminam monitores de computador e telas de televisão e são usados por médicos para mapear tumores.

'Os ganhadores do Prêmio Nobel (...) conseguiram produzir partículas tão pequenas que suas propriedades são determinadas por fenômenos quânticos. As partículas, que são chamadas de pontos quânticos, são agora de grande importância na nanotecnologia', disse o Comitê do Nobel de Química em um comunicado.

'Os pesquisadores acreditam que, no futuro, elas poderão contribuir para a eletrônica flexível, sensores minúsculos, células solares mais finas e comunicação quântica criptografada.'

As nanopartículas e os pontos quânticos são usados em luzes LED e também podem ser usados para orientar os cirurgiões na remoção de tecidos cancerígenos.

O prêmio, com mais de um século de existência, é concedido pela Real Academia Sueca de Ciências e inclui 11 milhões de coroas suecas (997.959 dólares).

Perguntado durante uma entrevista coletiva sobre como se sentiu ao receber a notícia do prêmio, Bawendi disse por telefone dos Estados Unidos: 'muito surpreso, sonolento, chocado, inesperado e muito honrado'.

'Não pensei que receberia o prêmio', acrescentou.

Entre as 'propriedades fascinantes e incomuns' dos pontos quânticos está o fato de que eles criam luzes de cores diferentes, dependendo apenas do tamanho da partícula, mantendo a estrutura atômica inalterada, disse Johan Aqvist, presidente do Comitê do Nobel de Química.

Bawendi é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Brus é professor emérito da Universidade de Columbia e Ekimov trabalha para a Nanocrystals Technology Inc.

Brus foi contratado pela AT&T Bell Labs em 1972, onde passou 23 anos, dedicando grande parte do tempo ao estudo de nanocristais.

Bawendi nasceu em Paris e cresceu na França, na Tunísia e nos Estados Unidos. Bawendi fez sua pesquisa de pós-doutorado sob a orientação de Brus, depois ingressou no MIT em 1990 e tornou-se professor em 1996.

Ekimov nasceu na União Soviética e trabalhou no Vavilov State Optical Institute antes de se mudar para os Estados Unidos. Em 1999, Ekimov foi nomeado cientista-chefe da Nanocrystals Technology Inc.

Estabelecidos pelo testamento do inventor sueco da dinamite e químico Alfred Nobel, os prêmios por realizações em ciência, literatura e paz são concedidos desde 1901, com algumas interrupções, principalmente devido às guerras mundiais.

O prêmio de economia foi adicionado posteriormente e é financiado pelo banco central sueco.

(Reportagem de Niklas Pollard, Simon Johnson, Johan Ahlander em Estocolmo e Ludwig Burger em Frankfurt; reportagem adicional de Terje Solsvik em Oslo, Anna Ringstrom em Estocolmo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. descoberta de pontos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.