Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Descobrir o porquê o bocejo é contagioso pode trazer benefício, aponta pesquisa

Estudo feito por cientistas ingleses observou o que acontece no cérebro durante o bocejo. Segundo pesquisadores, entender essa ação contagiosa pode ajudar a tratar um transtorno neuropsiquiátrico.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Descobrir o porquê o bocejo é contagioso pode trazer benefício, aponta pesquisa"

Publicada em  

Estudo inglês observou o que acontece no cérebro durante o bocejo, que é um processo contagioso. Segundo cientistas, essa imitação automática da ação de alguém, que ocorre em uma parte do cérebro responsável pela função motora, pode ajudar a tratar a síndrome de Tourette, um transtorno neuropsiquiátrico.


Compreender o bocejo contagioso, que ocorre no córtex motor primário, pode ajudar a entender essa enfermidade.


Para entender o que acontece no cérebro durante o fenômeno, cientistas observaram 36 voluntários enquanto eles bocejavam. No estudo, foi pedido para algumas pessoas bocejar ao sentirem vontade, enquanto a recomendação dada a outros foi a de controlar esse desejo.


O ímpeto de bocejar era o modo como o córtex motor primário de cada pessoa funcionava . E, foi possível, utilizando a estimulação magnética transcraniana externa (EMT) aumentar no córtex motor a propensão dos voluntários para bocejos contagiosos.


Quanto a síndrome de Tourette, cientistas estão trabalhando para reduzir essa 'excitabilidade', o que significa, para o portador da doença, a diminuição dos tiques.


Segundo estudiosos, a partir dessa descoberta talvez seja possível reverter esses distúrbios neurais. Eles estão buscando outros tratamentos, a não ser por meio de medicamentos, modular desequilíbrios nas redes cerebrais.



Ainda de acordo com pesquisadores, existem poucos estudos relativos ao bocejo contagioso.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. descobrir o porque o bocejo e

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.