Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Detector de mentiras com inteligência artificial será usado em fronteiras europeias

Vários países participaram do projeto e visam utilizar o recurso para verificar a autenticidade das informações fornecidas pelo turista

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Detector de mentiras com inteligência artificial será usado em fronteiras europeias"

Publicada em  

De acordo com publicação de um periódico espanhol ''La Vanguardia'', os viajantes que chegam de fora da União Europeia as fronteiras da Hungria, Grécia ou Letônia serão recebidos por um novo sistema informático, que analisa seu comportamento físico e gestos faciais em busca de pistas imperceptíveis de mentiras ou comportamentos estranhos. A Espanha, também, participou do projeto, porém, no momento, as operações vão começar nos três países mencionados anteriormente.

O sistema, chamado Sistema de Controle de Fronteiras Portátil Inteligente e resumido como iBorderCtrl, está composto de múltiplos protocolos e plataformas. Sendo a sua maior novidade: um aparelho portátil, o qual os agentes da fronteira comprovarão até 38 micro-gestos faciais recolhidos de forma minuciosa, segundo as perguntas realizadas pelos agentes. iBorderCtrl foi criado e gerenciado por uma companhia de Luxemburgo, denominada European Dynamics.

As informações serão combinadas com dados anteriores, entradas e saídas do indivíduo, e o dispositivo, por exemplo, vai capturar novas fotografias do rosto e comprovar a autenticidade dos passaportes. iBorderCtrl, também, vai analisar impressões digitais, veias na palma da mão e outras medidas biométricas, tudo isso a fim de verificar a identidade do usuário.

Os testes iniciais laboratoriais mostram uma eficácia de 76% em relação à detecção de mentiras, porém, membros de sua equipe criadora confiam que essa taxa possa ser elevada para 85%, uma vez que comecem a usar o dispositivo em ambientes reais e ajustar os algoritmos a uma quantidade maior de pessoas.

Por enquanto, a participação nessa etapa é voluntária e contemplam aqueles que querem cruzam a fronteira de modo mais veloz. No entanto, é possível escolher a opção tradicional, por mais que demande mais tempo de espera e comprovações mais cuidadosas das bagagens.

O projeto foi financiado totalmente pela União Europeia com um orçamento de 4,5 milhões de euros e suas fases iniciais começaram em setembro de 2016.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. detector de mentiras com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.