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Em teste, Bike SP oferece crédito no Bilhete Único para quem pedala

Projeto seleciona participantes para avaliar impacto dos incentivos no uso da bicicleta

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Em teste, Bike SP oferece crédito no Bilhete Único para quem pedala

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A cidade de São Paulo deve sediar, em agosto, um projeto-piloto que oferece créditos no Bilhete Único para moradores que usarem a bicicleta em seus deslocamentos diários. A proposta é entender, com método científico e dados reais de quem pedala, se incentivos financeiros são capazes de mudar comportamentos de mobilidade urbana.

A iniciativa é conduzida por pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) e do FGV Cidades, com apoio da Fapesp, do CNPq e da Tembici.

O teste foi pensado para ajudar a prefeitura na implementação definitiva do programa Bike SP, como o valor ideal a ser pago por quilômetro pedalado e quais perfis sociais devem ser priorizados na política pública. O projeto prevê a participação de cerca de mil voluntários.

Até 30 de junho, qualquer pessoa maior de idade, moradora da cidade de São Paulo, que tenha uma bicicleta, um Bilhete Único ativo e consiga pedalar pode se inscrever no piloto. A inscrição é feita pelo link ime.usp.br/bikesp, após a conclusão de um minicurso gratuito e obrigatório sobre segurança no trânsito. Os aprovados serão informados por email a partir do fim deste mês.

A partir de julho, os participantes selecionados deverão baixar o aplicativo Bike SP (disponível apenas para celulares Android) e registrar seus deslocamentos entre endereços previamente cadastrados. Em agosto, o experimento começa para valer: até duas viagens por dia poderão gerar créditos no Bilhete Único, a serem creditados diretamente no cartão e validados nas máquinas de recarga física já disponíveis em terminais e estações de transporte público.

O programa Bike SP foi criado pela Lei Municipal 16.547/2016, que estabeleceu a possibilidade de remunerar ciclistas como forma de estimular a mobilidade ativa e reduzir o uso de transporte motorizado. A política, no entanto, nunca foi regulamentada nem implementada de fato, e, até agora, não havia sido testada em larga escala.

Escrito por Redação

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