Emmy cria categoria para premiar séries clássicas
Premiação não anunciava novo troféu há quase 20 anos
Redação
18/01/2026
A Academia de Televisão dos Estados Unidos, organizadora do Emmy, anunciou a criação do Legacy Award, ou Prêmio de Legado, a primeira nova categoria em quase 20 anos.
A partir da próxima edição, o troféu será concedido a programas de televisão que tiveram um “impacto profundo e duradouro” no público e que continuam relevantes para a sociedade, a cultura e a indústria.
“O Prêmio Legado celebra programas inovadores — programas que resistiram ao teste do tempo, apresentando histórias que continuam a cativar o público e personagens icônicos e atemporais com apelo multigeneracional”, disse o presidente da Academia, Cris Abrego.
Para ser elegível, a produção deve somar pelo menos 60 episódios, exibidos ao longo de cinco temporadas, no mínimo. Também é preciso apresentar relevância, influência ou inspiração contínua ou sustentada para um gênero de televisão, um público existente ou novo, ou para a sociedade e a cultura.
Franquias serão avaliadas pelo conjunto, não por temporadas ou episódios isolados. Além disso, cada programa só poderá receber o prêmio uma única vez.
Os vencedores serão escolhidos anualmente pelo Comitê de Prêmios dos Governadores, que passará a se chamar Comitê de Prêmios Especiais.
A estatueta poderá ser entregue em diferentes eventos, como o Primetime Emmy Awards, o Creative Arts Emmys e a cerimônia do Hall da Fama. O local será definido a cada ano.
Redação

