alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Especialista ajuda a distinguir a gripe de um resfriado

    A principal diferença está na duração dos sintomas.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Apesar de resfriados e gripes, em muitos casos, parecerem muito semelhantes, existem algumas diferenças previsíveis. Por um lado, os resfriados costumam levar alguns dias para se estabelecer, enquanto a gripe vem de forma mais abrupta. "Às vezes, um paciente com gripe passa de bem para muito doente em poucos minutos", diz o Dr. Jeffrey Steinbauer, professor de medicina familiar e comunitária do Baylor College of Medicine.

    Sintomas

    Um resfriado geralmente dura cerca de três a cinco dias, enquanto uma gripe tende a demorar o dobro desse tempo, diz Steinbauer. Além disso, a febre é muito mais comum entre os pacientes gripados, e o mesmo acontece com dores de cabeça, dores no corpo e tosse seca. Por outro lado, se você tem uma tosse que produz muito líquido ou muco, dor de garganta e espirros ou nariz escorrendo ou congestão na cabeça, todos esses sintomas são mais típicos de resfriados, ele diz.

    E vale a pena notar: uma dor de estômago, diarréia e outros sintomas gastrointestinais podem surgir em crianças, mas eles não são comuns entre adultos que sofrem de um resfriado ou gripe. Se você tiver esses sintomas, provavelmente está lidando com um vírus estomacal ou uma doença de origem alimentar.

    O momento em que os sintomas aparecem também pode ser revelador. Os resfriados costumam ser uma preocupação durante o ano todo. Já a gripe geralmente está restrita ao inverno.

    Embora o resfriado comum e a gripe possam parecer bastante semelhantes, há uma distinção muito importante: um é mortal e o outro não. Para as pessoas mais vulneráveis ??- que incluem pessoas com sistemas imunológicos debilitados, as mais velhas e os bebês prematuros -, a gripe é uma causa comum de pneumonia e morte, alerta o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

    Prevenção

    Os especialistas dizem que é vital que as pessoas tomem medidas para impedir a disseminação da doença. Espirrar, tossir ou qualquer outra atividade que transfira o seu muco, que está contaminado com vírus, para o ambiente pode deixar outras pessoas doentes.

    Se você está se sentindo mal, a melhor coisa que você pode fazer é isolar-se até que seus sintomas desapareçam, para não contaminar outras pessoas. Em casa, é importante evitar tocar a boca ou o nariz, lavar as mãos com frequência e tossir ou espirrar em um lenço ou na dobra do braço.

    Também é crucial que se tome uma vacina contra a gripe. Para adultos e crianças saudáveis, resfriados e gripes geralmente não exigem a atenção de um médico e são curadas naturalmente. Para amenizar seus sintomas, alguns especialistas indicam medicamentos de venda livre.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. especialista ajuda a …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.