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    Especialista tira dúvidas sobre o café da manhã

    Ainda não há um consenso sobre os reais benefícios que a refeição traz.

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    Café da manhã

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    Você provavelmente já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mesmo assim, não é incomum que as pessoas o pulem.

    Uma nova pesquisa publicada no periódico britânico The BMJ só aumenta o debate: ela analisou 13 estudos sobre a refeição  e descobriu que consumi-la não era uma maneira confiável de perder peso, e que pular o café da manhã provavelmente não leva ao ganho de peso.

    O que a ciência diz sobre o café da manhã

    O café da manhã ajuda você a perder peso?

    A questão da perda de peso tem sido central no debate sobre o café da manhã há anos, em parte porque vários estudos de alto perfil - alguns dos quais financiados por empresas de cereais, incluindo Quaker e Kellogg - afirmavam que comer no início do dia era necessário para controlar o peso. Ao olhar para pesquisas que não são financiadas pela indústria de alimentos, no entanto, a resposta é menos clara.

    Alguns estudos descobriram que aqueles que tomam café da manhã tendem a pesar menos do que as pessoas que pulam a refeição e queimam mais calorias durante o dia. Mas é possível que o estilo de vida e os fatores socioeconômicos possam ser forças motrizes, tornando a pessoa mais propensa a tomar café da manhã e também ter uma saúde geral melhor. Por exemplo, reservar um horário para o café da manhã é mais fácil para as pessoas com empregos das 9h às 17h do que para os trabalhadores do turno noturno (que a pesquisa mostrou enfrentar uma série de riscos para a saúde).

    Outras pesquisas, incluindo a nova revisão, não encontraram uma forte conexão entre o café da manhã e a perda de peso. Um documento de 2017 descobriu que pular o café da manhã pode levar a mais queima de calorias - mas também níveis mais altos de inflamação no corpo.

    Apesar de tudo, Sharon Collison, uma nutricionista  e instrutora clínica em nutrição da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, diz que não tem conhecimento de nenhum estudo que tenha mostrado que tomar café da manhã pode fazer você ganhar peso - então é provável que não haja danos em fazer a refeição. Curiosamente, Collison já notou que “as pessoas que lutam com o peso tendem a comer mais calorias no final do dia e menos no início do dia. As pessoas que não comem o suficiente no início do dia podem ter aumentado a fome e aumentar os desejos no final do dia e acabarão comendo mais.”

    É saudável pular o café da manhã?

    Deixando de lado a perda de peso, Collison diz que ela é "totalmente pró-café da manhã" e incentiva a grande maioria de seus clientes a comê-lo, por uma série de razões.

    “As pessoas que consomem café da manhã regularmente, muitas vezes aumentam a atividade física. Eles têm melhores perfis dietéticos e menor ingestão de lanches ”, diz Collison. "Ignorar o café da manhã está associado ao aumento do risco de doenças - não apenas obesidade, mas diabetes e doenças cardíacas.”

    Um pequeno estudo de 2017 sugeriu que o consumo de café da manhã poderia melhorar uma série de marcadores metabólicos de saúde, melhorando potencialmente a capacidade do corpo de queimar gordura e combater doenças crônicas como diabetes tipo 2 - pelo menos entre pessoas que já eram magras. Mais pesquisas são necessárias para saber como diferentes tipos de pessoas respondem ao jejum, dizem os cientistas.

    Mas e se você não estiver realmente com fome de manhã? Collison diz que pode ser indicativo de outros hábitos alimentares problemáticos, como comer lanches à noite. "Se você eliminar esse lanche e depois acordar com fome e comer um bom café da manhã, seu padrão geral de dieta vai ser muito melhor, e seu estado de saúde vai ser melhor", diz Collison.

    Uma boa refeição pela manhã inclui quatro coisas: proteína, grãos integrais, gordura saudável e uma fruta ou vegetal. Pesquisas demonstraram que proteína e gordura podem aumentar a saciedade e reduzir o consumo desnecessário de alimentos mais tarde, enquanto grãos integrais e produtos produzem fibras, vitaminas e minerais nutritivos.

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