Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas apontam como fritar um alimento

Fritura em excesso pode ser muito prejudicial a saúde, mas, quando consumida em moderação pode trazer alguns benefícios. No entanto, é essencial, saber como fritar um alimento

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas apontam como fritar um alimento"

Publicada em  

Segundo especialistas, fritura em excesso não faz bem a saúde, mas em pequenas quantidades, gordura serve como fonte de energia para o organismo e ajuda na composição de uma dieta variada.

Qualquer tipo de óleo, quando superaquecido sofre transformação e libera uma substância tóxica, denominada acroleína. Por isso, é importante manter a temperatura ideal para se fritar um alimento, que é entre 180°C e 190°C.


Ainda de acordo com especialistas, o consumo dessa substância tóxica pode gerar aumento do risco de doenças cardíacas, como infarto, derrame, e até mesmo o câncer.


O azeite de oliva pode ser muito benéfico para a saúde, mas, quando usado para fritar algo, também, libera, elemento prejudicial à saúde. Pois, esse produto se degrada antes de atingir a temperatura ideal para se fritar algo.


Para realizar fritura, os óleos de soja, milho, girassol e canola são mais recomendados. Pois, suportam temperaturas acima de 200°C.


No entanto, alimentos fritos devem ser consumidos com parcimônia, pois, em excesso podem ser extremamente ruins para a saúde.


4 Dicas para fazer frituras


1-Use pouco óleo.

2-Use um termômetro culinário para fritura, assim, será possível controlar a temperatura e chegar a mais indicada.

3-Armazene óleos em locais fechados, pois quando expostos ao oxigênio ou luz, aos poucos, as propriedades do produto sofrem degradação. Isso pode contribuir para a formação de radicais livres.

4-Não cozinhe com óleo frio, pois isso é sinônimo de alimento menos saudável.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas apontam como …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.