Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas contam como melhorar a memória com exercícios simples

O primeiro passo é praticar exercícios físicos regularmente

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas contam como melhorar a memória com exercícios simples"

Publicada em  

Todo dia seu cérebro é bombardeado com novas informações, e não é de se admirar que, por vezes, nossa memória falhe. Mas se você sentir que está esquecendo mais do que deveria, existem algumas maneiras apoiadas pela ciência para melhorar isso.

Comece com o exercício Um estudo recente publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, descobriu que apenas 10 minutos de exercícios leves eram suficientes para aumentar os padrões de atividade cerebral associados a melhorias na memória. "Nossa pesquisa mostrou que ganhos significativos de memória surgem quando os indivíduos praticam exercícios aeróbicos regulares por 50 minutos, três vezes por semana", diz Sandra Bond Chapman, professora e diretora do Center for Brain Health da Universidade do Texas em Dallas. O exercício melhora o fluxo sangüíneo cerebral mesmo depois de você ter terminado o treino, o que ajuda a memória, assim como outras funções do cérebro, mostra a pesquisa de Chapman.

Descanso para a mente

O sono adequado é outro ingrediente necessário para uma mente e memória saudáveis. Permitir à sua mente algum tempo livre para ponderar novas informações pode ser útil. Um pequeno estudo de 2018 descobriu que quando as pessoas podiam estar em silêncio por 10 minutos depois de olhar para uma série de fotografias, a memória de “detalhes” para as imagens era muito melhor. "O cérebro continua a processar e reproduzir experiências passadas durante os períodos de descanso pós-aprendizagem imediato", diz Lila Davachi, professora de psicologia da Universidade de Columbia. "Isso é como um ensaio mental sem esforço." Se você está constantemente pulando de uma tarefa mental para outra sem dar uma chance ao seu cérebro para esmiuçar o que foi aprendido, não é surpresa que esses núcleos de memória não estejam lá quando você procurar por eles mais tarde.

Meditação

A meditação da atenção plena pode ajudar a fortalecer sua memória. Um pequeno estudo de 2013 descobriu que os alunos que fizeram um curso de mindfulness de duas semanas melhoraram suas pontuações em um teste de memória operacional. Eles também foram mais capazes de bloquear a distração. "Não é preciso muito treinamento em mindfulness para obter um aumento temporário no desempenho", diz Michael Mrazek, primeiro autor do estudo e diretor de pesquisa da Universidade da Califórnia, o Centro de Atenção Plena e Potencial Humano de Santa Bárbara. "Mesmo oito minutos de respiração consciente podem torná-lo um pouco mais aguçado", diz ele.

Novidade

Sua memória e a saúde geral do seu cérebro são reforçadas pela novidade e pelo “pensamento inspirado”, diz ela. Afastar-se de rotinas familiares e desafiar-se com a mudança é uma boa maneira de evitar que sua mente se torne preguiçosa. Assim como o exercício físico fortalece seus ossos e músculos, esse tipo de exercício mental pode construir sua mente e sua memória.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas contam como …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.