Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Especialistas são favoráveis à existência de um final de semana mais longo

Professores da Universidade de Oxford acreditam que a melhor opção é que, em vez de 2, sejam 3 dias

Larissa Valença

04/10/2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas são favoráveis à existência de um final de semana mais longo"

De acordo com publicação de um jornal colombiano, os profissionais gabaritados do Reino Unido analisaram o comportamento de inúmeros trabalhadores de uma empresa britânica, e para eles, o ideal seria prolongar o final de semana, a fim de influenciar positivamente no aumento da felicidade e da produtividade laboral.

Os educadores, da escola de negócios Saïd, de Oxford, acham que o período de folga semanal deveria ser de três dias em vez de dois (sábado e domingo) como de costume, isso poderia ajudar no aumento da eficácia dos empregados. E, também, implicaria na alegria.

O grupo foi liderado Jan-Emmanuel De Neve, professor com experiência em estudar assuntos voltados à economia do comportamento e bem-estar humano. Os pesquisadores realizaram um trabalho por seis meses com trabalhadores da empresa britânica BT, e concluíram que mudar o esquema laboral forneceria benefícios empresariais e pessoais.

Segundo De Neve, uma semana de trabalho composta por quatro dias seria o mais indicado, no que concerne à melhora do equilíbrio da vida profissional e pessoal, e seria favorável ao potencial de felicidade em se tratando de produtividade.


O estudo


Para isso, os colaboradores da empresa foram submetidos a certas solicitações: eles, que tinham jornadas em centros de chamada, qualificaram os níveis de felicidade em uma escala de 1 a 5 a cada semana. E a análise mostrou que nas semanas com 4 dias, certas particularidades foram destaques: os empregados fizeram um número maior de chamadas, mais coisas foram vendidas e houve menos ausências. Os clientes, também, afirmaram que a qualidade das chamadas foi melhor. Além de que tais dias foram associados com mais positivismo entre os trabalhadores.

Segundo o estudioso, isso acontece, pois, os empregados tiveram mais oportunidade para relaxar e descansar, favorecendo a harmonia entre os mundos profissional e pessoal. "Quando alguém é mais positivo em relação ao trabalho e a vida no trabalho, esses fatores se associam com a capacidade de ser mais produtivo”, completa.

Vale lembrar que os resultados ainda são preliminares.

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.