alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Estudo comprova que os nossos hábitos de sono podem ser genéticos

    Pesquisadores também tentaram encontrar relações entre padrões diferentes de sono e algumas doenças.

    Placeholder - loading - news single img

    1542

    Publicada em  

    Pesquisadores descobriram 327 genes que desempenham papel importante nos nossos hábitos do sono. Isso foi possível graças a análise de dados coletados por meio de um site de testes de DNA e de um "biobanco" britânico. "Este estudo é importante porque confirma que a preferência pela manhã ou pela noite é, pelo menos em certa medida, determinada por fatores genéticos", disse Michael Weedon, professor de Medicina na Universidade de Exeter, que liderou a pesquisa.

    A fase inicial da pesquisa envolveu a análise dos genes de pessoas que se autodeclararam como "pessoa diurna" ou "pessoa noturna". Eles descobriram que os genes que identificaram poderiam mudar o tempo de vigília natural de uma pessoa em até 25 minutos, mas não havia ligações aparentes entre os genes e por quanto tempo ou quão bem as pessoas dormiam.

    O estudo também analisou por que certos genes influenciam o horário em que as pessoas dormem e acordam, encontrando diferenças na forma como o cérebro reage à luz e no funcionamento dos relógios internos.

    Para testar teorias antigas sobre as ligações entre os padrões de sono e certas doenças, os pesquisadores também buscaram a correlação entre genes "matutinos" e "noturnos" e vários distúrbios.

    Eles descobriram, por exemplo, que uma inclinação genética para dormir e acordar mais cedo pode estar ligada a um menor risco de depressão e esquizofrenia.

    O estudo, no entanto, não encontrou evidências de uma ligação entre genes que afetam os tempos do sono e doenças metabólicas, como o diabetes tipo 2.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. estudo comprova que os nossos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.