Estudo confirma que cachorros estimulam uma vida mais ativa
No geral, donos dos pets tendem a se movimentar mais.
Publicada em
De acordo com um estudo recente, donos de cães têm cerca de quatro vezes mais chances de atender às diretrizes de atividade física atuais. Para chegar à conclusão, centenas de famílias britânicas foram analisadas. Essa foi pesquisa mais abrangente já feita sobre o assunto.
Cientistas da Universidade de Liverpool e de outras instituições focaram o estudo primeiramente em um bairro de Liverpool, na Inglaterra. Ao todo, participaram da análise 700 pessoas de 385 domicílios vizinhos, metade delas mulheres e a maioria de meia-idade. Cerca de um terço possuía um cachorro.
Os participantes responderam longos questionários sobre o quanto e de que maneira se moviam a cada semana. Algumas famílias também receberam monitores de atividade.
Com os dados coletados, ficou claro que aqueles que possuíam cães andava com muito mais frequência, disse Carri Westgarth, professora de interação homem-animal da Universidade de Liverpool, que liderou o estudo.
Em geral, de acordo com os questionários e monitores de atividade, a maioria dos donos de cães passava cerca de 300 minutos por semana andando com seus animais, o que significava mais 200 minutos de caminhada por semana do que pessoas sem os pets.
Devido principalmente a essas caminhadas, a maioria dos donos de cães atendia ou ultrapassava as diretrizes padrão para o exercício da saúde, que exigem pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana.
E a influência dos cães também se estendeu aos jovens, descobriram os cientistas. As crianças cujas famílias possuíam cães andavam por cerca de 100 minutos por semana e brincavam com seus animais de estimação por mais 200 minutos, tornando-as mais ativas do que aquelas em lares sem o animal.
Ao mesmo tempo, porém, e para a surpresa dos pesquisadores, uma pequena parte dos donos nunca andava com seus cães, e esses proprietários quase todos eram mulheres, jovens e saudáveis.
Como um todo, os resultados sugerem que as pessoas com cães são mais ativas fisicamente do que as que não os têm, diz o Dr. Westgarth. Mas os resultados também mostram que os donos de cachorros podem permanecer sedentários e as razões para isso ainda devem ser investigadas, diz ela.
Por isso, por enquanto, Westgarth diz que não aconselharia ninguém a adquirir um cachorro apenas na esperança de que isso estimulasse uma vida mais ativa.
"Um cão não é uma ferramenta apenas para nos tornar mais ativos fisicamente", diz ela. "Mas se você acha que tem tempo, inclinação e finanças para assumir a responsabilidade de ter um cachorro, eles são um grande motivador para sair andando quando você não teria desculpas."
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO