Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Estudo descobre por que fumar e beber causa osteoporose

Segundo pesquisadores, o hábito estaria relacionado ao estress mitocondrial.

Letícia Furlan

14/05/2019

Placeholder - loading - Fratura nos ossos de um esqueleto (Foto: Sebastian Kaulitzki/Getty Images)
Fratura nos ossos de um esqueleto (Foto: Sebastian Kaulitzki/Getty Images)

Um novo estudo publicado no FASEB Journal revelou que o consumo de álcool e cigarro pode ativar uma célula do sistema imunológico fazendo com que ela reabsorva os ossos. É por isso que o alcoolismo e o tabagismo aumentam o risco de desenvolver diversas doenças, mas em especial a osteoporose.

Até pouco tempo atrás, pouco se sabia a respeito dos mecanismos envolvidos nesse enfraquecimento da ossatura. Mas o estudo veio trazer respostas e, mais uma vez, contraindicar estes hábitos.

O processo é desencadeado quando a mitocôndria, parte da célula responsável pela respiração celular, fica sob stress – o que, segundo a equipe, é o que provavelmente acontece no organismo ao fumar e beber.

Para chegar a esta conclusão, foram realizados experimentos em células de roedores cultivadas em laboratório. O foco da análise estava nos macrófagos, que são células responsáveis por absorver corpos estranhos no organismo. As observações mostraram que quando os macrófagos são danificados por uma determinada enzima, eles liberam moléculas sinalizadoras que desencadeiam inflamações e induzem as células a se “transformarem” em osteoclasto – responsável pela reabsorção óssea.

Geralmente, o processo de reabsorção óssea tem como objetivo dissolver e digerir a estrutura dos ossos e é ativado pela RANK-L, proteína liberada durante a formação óssea para garantir equilíbrio – criar novas estruturas e eliminar as velhas.

Os pesquisadores descobriram, no entanto, que a produção de osteoclastos estimulada pelo stress mitocondrial atua de forma diferente. Isso porque, uma vez que os sinais de transformação são ativados, os macrófagos continuavam se transformando em osteoclastos, mesmo quando há baixa quantidade de RANK-L. Isso significa que o stress mitocondrial poderia estar substituindo o papel da RANK-L e, portanto, promovendo eliminação óssea maior do que a necessária.

O consumo de álcool e cigarro pode "estressar" as mitocôndrias que, por sua vez, ativam mecanismos de inflamação relacionados a eliminação exacerbada de estruturas ósseas, favorecendo o surgimento da osteoporose.

Os pesquisadores esperam realizar mais pesquisas para compreender melhor todos os mecanismos envolvidos neste processo. Eles também pretendem verificar se prevenir o stress mitocondrial pode reduzir o risco de osteoporose.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.