Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo revela algo sobre as impressões de uma primeira conversa

Ser humano tende a avaliar o outro como aquele que teve melhor desempenho

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo revela algo sobre as impressões de uma primeira conversa"

Publicada em  

Um estudo, publicado no jornal científico Psychological Science, divulgado pela revista americana Time, mostrou que as pessoas tendem frequentemente a achar que alguém gostou menos da experiência de uma primeira conversa, do que na realidade o companheiro gostou.

Gus Cooney, um psicólogo social da Universidade de Harvard e coautor da pesquisa com Erica Boothby, começou a questionar se uma situação rotineira acontecia só com ele ou com todos: “Eu sempre acho que talvez o meu parceiro de conversa não gostou da minha companhia o tanto quanto eu curti aquele momento, será que isso se passa com mais gente?”

Pesquisadores organizaram uma série de experimentos com pessoas que estavam conversando e se encontrando pela primeira vez, depois, os voluntários tiveram que classificar a performance deles próprios e da outra pessoa.

Houve discussões com diversas variações de tempo, em alguns casos, o assunto foi oferecido pelos pesquisadores, em outros a temática foi livre. No geral, os estudiosos notaram que os indivíduos classificaram o papo do outro como melhor do que os deles e a companhia do outro como a melhor, também.

Cooney coloca que, inclusive, os cidadãos tratam novos conhecidos de forma mais agradável do que eles tratam a si próprio.

De acordo com o pesquisador, provavelmente, as pessoas estejam hiper-focadas no lado delas da conversa, desse modo, não conseguem avaliar com precisão o que o outro está sentido. E, sim, não se preocupe, ele deve estar gostando mais do que você imagina.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo revela algo sobre as …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.