Exercícios feitos pelos pais antes da concepção do bebê podem afetar positivamente a saúde da criança ao longo da vida
Benefício foi encontrado em pesquisas internacionais realizadas com roedores
Publicada em
Um novo estudo da Universidade de Harvard, publicado pelo canal canadense Global News, mostrou que quando o lado paterno se exercita antes da concepção do neném isso pode gerar impactos positivos na saúde da criança ao longo da existência de seus descendentes.
A pesquisa mostrou que as atividades físicas feitas pelos pais têm um significativo impacto na saúde metabólica, incluindo melhora no metabolismo da glicose, diminuição do peso corporal e ainda reduz a massa gorda, de seus filhos até a idade adulta.
“Uma das coisas importantes sobre essa pesquisa é o efeito encontrado em roedores quando eles tinham um ano, o equivalente a meia idade em humanos’’, afirma Laurie Goodyear, principal autora do estudo.
Para Goodyear, o que o pai faz poderá afetar as suas crianças em 50 anos a partir de agora, quando elas tiverem 50 anos de idade. Se essa descoberta for traduzida para o universo do ser humano, por exemplo, se o homem não comer de forma saudável, mas ainda assim se exercitar isso provavelmente gerará benefícios para a sua prole.
Porém, mais pesquisas precisam ser feitas para determinar qual o tipo de esporte produz os benefícios e quanto tempo antes da concepção a prática deve ser realizada.
SALA DE BATE PAPO