Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Expansão agrícola e incêndios colocam Bolívia no 3º lugar em perda de florestas

Placeholder - loading - Vista de floresta queimada na Área de Conservação Ecológica da Nação Guarani Nembi Guasu na região de Charagua, uma área onde incêndios florestais destruíram hectares de floresta, em Charagua, Bolívia
Vista de floresta queimada na Área de Conservação Ecológica da Nação Guarani Nembi Guasu na região de Charagua, uma área onde incêndios florestais destruíram hectares de floresta, em Charagua, Bolívia

Publicada em  

Por Lucinda Elliott

MONTEVIDÉU (Reuters) - A perda de florestas na Bolívia acelerou cerca de um terço no ano passado, com os desmatamentos no país sendo superados apenas por Brasil e República Democrática do Congo, mostrou um relatório de um projeto de monitoramento florestal, responsabilizando a expansão agrícola e os incêndios.

A Bolívia perdeu cerca de 3.860 quilômetros quadrados de floresta primária em 2022, de acordo com o Global Forest Watch.

O país, um dos poucos que há dois anos se absteve de assinar uma promessa de desmatamento zero até 2030, está apoiando o setor agrícola como um importante impulsionador econômico para compensar a diminuição da produção e exportação de gás natural.

Grandes áreas foram desmatadas para fazendas de soja e carne, principalmente nas regiões baixas de Santa Cruz e Beni, parte da Amazônia boliviana, um importante ecossistema para armazenar carbono, gerar chuvas e combater os efeitos das mudanças climáticas.

“O cenário não é bom, menos florestas significam que nosso microclima está mudando”, disse Marlene Quintanilla, diretora de investigações da Fundação Amigos da Natureza (FAN).

O governo da Bolívia, pressionado pelo declínio das receitas de exportação e pela queda das reservas internacionais, tem lançado incentivos para desenvolver terras de pastagem. Especialistas dizem que poucas multas são emitidas para desmatamentos ilegais.

Até 2025, o governo quer 30.000 quilômetros quadrados a mais de terras cultivadas e pretende quase dobrar o rebanho bovino para 18 milhões. Atualmente, menos de 10% do território boliviano, cerca de 80.000 km², está desmatado, sendo a metade destinada à agricultura intensiva.

Incêndios, alguns ligados ao desmatamento, também desempenharam um papel importante na perda de florestas nos últimos anos, disse o relatório do Global Forest Watch. A urbanização, a infraestrutura rodoviária e a mineração são outros fatores menores do desmatamento.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. expansao agricola e incendios …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.