Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fique de olho em quais imunizantes são precisos caso você vá viajar

O planejamento da viagem é um bom momento de você tirar a carteirinha de vacinação do fundo da gaveta.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Fique de olho em quais imunizantes são precisos caso você vá viajar"

Publicada em  

Dados do Conselho Europeu de Assessoria em Saúde de Viagem indicam que 40 por cento das pessoas que vão viajar chegam a procurar orientação de profissionais de saúde antes de embarcar no avião ou pegar a estrada. O problema é que 20 por cento só marcam consultas com o médico quando falta menos de 14 dias para fazer as malas. E, pior ainda: menos de 10 por cento estão com a carteirinha de vacinação atualizada.

O ideal é que se faça a visita ao especialista com mais de um mês de antecedência para conseguir se organizar e tomar as doses dos imunizantes que estão faltando. Já alguns deles levam semanas para gerar a proteção desejada.

Mas, mesmo que você não tenha esse tempo todo, ainda vale a pena ir ao médico:

“Temos que avaliar a duração da viagem e a necessidade de tomar doses múltiplas dentro de um determinado intervalo de tempo, além de levar em conta o destino e a atividade que o paciente vai realizar”, lista a infectologista Flávia Bravo, presidente da regional carioca da Sociedade Brasileira de Imunizações.

A principal moléstia infecciosa que atinge os viajantes é a diarreia, causada por micro-organismos que estão na água ou nos alimentos. Infelizmente, ainda não há vacina que a previna.

Na sequência da lista, vêm as hepatites A e B e a febre tifoide – todas elas possuem vacinas. Enquanto as duas primeiras enfermidades exigem um imunizante em qualquer momento da vida, a picada contra a febre tifóide só é necessária quando o passeio tem como destino final locais que reportam casos da doença. Índia, a parte Ocidental da África e o Peru estão entre eles.

Outra vacina que não pode ficar de fora da relação é a meningocócica ACWY, que nos protege de vários tipos de meningite. Ela faz parte dos calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Sociedade Brasileira de Pediatria, porém só está disponível na rede privada.

Há ainda aquelas vacinas que são obrigatórias para entrar em determinados países. É o caso da febre amarela. A falta de um certificado de imunização contra a infecção transmitida pela picada de um mosquito pode até mesmo impedir o carimbo no passaporte.

O planejamento da viagem é um bom momento de você tirar a carteirinha de vacinação do fundo da gaveta. “Está aí uma excelente ocasião para conversar com seu médico e colocar as doses dos imunizantes em dia”, lembra Flávia.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook”

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fique de olho em quais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.