Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Fundador da FTX comparecerá a tribunal dos EUA após extradição

Fundador da FTX comparecerá a tribunal dos EUA após extradição

Reuters

22/12/2022

Placeholder - loading - Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas FTX, é escoltado para fora do prédio do Magistrate Court em Nassau, Bahamas 21/12/2022 REUTERS/Dante Carrer
Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas FTX, é escoltado para fora do prédio do Magistrate Court em Nassau, Bahamas 21/12/2022 REUTERS/Dante Carrer

Atualizada em  22/12/2022

Por Luc Cohen

NOVA YORK (Reuters) - O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, deve comparecer a um tribunal dos Estados Unidos nesta quinta-feira, depois de ser extraditado das Bahamas, onde permaneceu desde o colapso de sua agora bolsa de criptomoedas.

Ele deixou o país caribenho sob custódia do FBI pouco depois das 22h (no horário de Brasília) na noite de terça-feira. Poucas horas depois, os promotores dos Estados Unidos disseram que dois de seus ex-associados mais próximos se declararam culpados e estavam cooperando com a investigação - uma medida que aumentou significativamente a pressão sobre Bankman-Fried.

Em sua audiência no tribunal dos Estados Unidos, espera-se que Bankman-Fried seja solicitado a entrar com uma confissão. O juiz poderá determinar se lhe concederá fiança e, em caso afirmativo, em que condições.

Um porta-voz de sua equipe jurídica nos EUA se recusou a comentar sobre o assunto.

Bankman-Fried reconheceu falhas de gerenciamento de risco na FTX, mas disse que não acredita ter responsabilidade criminal. Em uma audiência nas Bahamas na quarta-feira, seu advogado, Jerone Roberts, leu uma declaração juramentada na qual Bankman-Fried disse que concordou com a extradição em parte devido ao 'desejo de tornar os clientes relevantes'.

No início de novembro, relatos de que a FTX misturou fundos de clientes com a Alameda levou a uma onda de retiradas da FTX, levando a bolsa - avaliada em 32 bilhões de dólares até janeiro de 2022 - a declarar falência. Trocas de criptomoedas em plataformas como a FTX permitem que os usuários comprem e vendam ativos digitais.

Bankman-Fried deixou o cargo de presidente-executivo em 11 de novembro, mesmo dia do pedido de proteção ao crédito da empresa.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.