Mais de 3 milhões de alunos voltam às aulas na rede estadual de SP
Primeiras duas semanas terão atividades de reforço
Redação, com informações da Agência SP
23/07/2025
A partir desta quarta-feira (23), os mais de 3 milhões de estudantes matriculados na rede estadual de ensino de São Paulo voltam às aulas após o recesso do meio do ano. As atividades do 2º semestre começam com a preparação para as provas de recuperação para alunos com notas iguais ou menores de 5 nos dois primeiros bimestres letivos. Desta vez, podem participar jovens do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
As avaliações vão substituir a menor nota no boletim do 1º semestre em todas as disciplinas do Currículo Paulista de acordo com o ano/série, além dos itinerários formativos do Ensino Médio técnico e profissional. Serão ao todo 15 questões de língua portuguesa e matemática e 10 questões para os demais componentes.
Até o dia 5 de agosto, professores e escolas devem organizar atividades de aprofundamentos. A orientação da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) é que concentrem as atenções na revisão de conceitos fundamentais e na aplicação de estratégias didáticas que promovam uma melhor compreensão dos conteúdos previstos para o 1º semestre.
As provas serão aplicadas durante o horário de aulas. As unidades têm autonomia para decidir as datas das provas de cada disciplina – no dia 6 ou 7. Caso haja necessidade, a Seduc-SP definiu para 8 de agosto a repescagem da recuperação.
“As avaliações de recuperação vão substituir a menor nota entre os dois primeiros bimestres do ano letivo. Por isso, todos os estudantes dos anos e séries avaliados, mesmo com notas acima de cinco, poderão participar e serão beneficiados com a revisão e atualizações do boletim escolar”, explica João Pinhata, coordenador de avaliações da Secretaria da Educação.
Redação, com informações da Agência SP

