alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1

    Mulheres têm menos chances de serem substituídas por máquinas, apontam pesquisas

    Isso porque em economias avançadas, as mulheres, geralmente, ocupam funções que exigem habilidades sociais e empatia

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    Há postos de trabalho os quais são bem complicados de substituir um trabalhador humano por uma máquina. Como por exemplo: Existe uma série de empregos, que incluem uma grande quantidade de mão de obra feminina, e precisam ter certas aptidões de cunho social, como é o caso da enfermagem, educação e assistência social.

    Segundo um jornal espanhol, nas economias avançadas, as mulheres possuem, em média, maior nível educacional e de alfabetização digital do que os homens. Isso proporciona uma grande vantagem no mercado de trabalho, que vive em constante mudança, impactado pela inovação tecnológica.


    De acordo com algumas pesquisas, o medo dos robôs tomarem a maioria das ocupações dos humanos  não está justificado. Mas, é claro que isso varia de acordo com o tipo de trabalho, as tarefas e as habilidades exigidas. Por exemplo: aqueles que exigem esforço físico durante muito tempo ou os manuais, e também, as funções que requerem o uso da aritmética correm mais risco do que os empregos que envolvem o ensino, a alfabetização e a solução de problemas.

    Investigações


    De acordo com um estudo da OCDE, publicado em 2016, o risco de ser trocado por aparatos tecnológicos é inferior para o público feminino do que para o masculino.

    Outra pesquisa recente compara o risco de digitalização dos trabalhos entre oito economias: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Russia, Turquia, Japão e Coreia. As conclusões foram que, no geral, as mulheres não estão tão ameaçadas quanto os homens. Exceto, no Japão, onde ocorre o contrário.

    Uma coisa é certa fica notório que os postos não qualificados são mais vulneráveis. E em economias mais desenvolvidas, conforme apontou as investigações, o sexo feminino conquistou postos que são exigidos altos níveis de habilidades sociais e empatia e justamente por conta disso acabam sendo mais resistentes à substituição por tecnologias.

    1. Home
    2. noticias
    3. mulheres tem menos chances de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.