Museu do Louvre reabre ao público após roubo de joias
Peças da realeza francesa foram levadas no fim de semana
Redação
22/10/2025
O Museu do Louvre, em Paris, foi reaberto ao público na manhã desta quarta-feira (20), três dias após ser alvo de ladrões, ainda foragidos. A Galeria de Apolo, onde o crime ocorreu, segue fechada por tempo indeterminado.
No último domingo (19), por volta das 9h30 (4h30 no horário de Brasília), ao menos quatro assaltantes quebraram uma janela e levaram joias da realeza francesa, entre coroas, colares, brincos e broches.
O museu foi evacuado e permanecia fechado desde então. As pessoas que compraram ingresso, mas não conseguiram realizar a visita devido à ocorrência, serão reembolsadas.
Segundo autoridades locais, a ação durou apenas sete minutos, mas causou um prejuízo avaliado em 88 milhões de euros, equivalente a mais de R$ 550 milhões. O valor histórico das peças, no entanto, é considerado inestimável.
Entre as joias roubadas estão peças que pertenceram à imperatriz Maria Luísa, esposa de Napoleão Bonaparte, e à rainha Maria Amélia, esposa do rei Luís Felipe.
Uma coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, com 56 esmeraldas e 1.354 diamantes, foi recuperada, embora danificada, em uma rua próxima.
Redação

