Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nasa descobre que a Lua pode estar encolhendo

Análises levaram em conta também imagens feitas durante as missões Apollo.

Placeholder - loading - Superfície da Lua está diminuindo (Foto: CLEP/CNSA)
Superfície da Lua está diminuindo (Foto: CLEP/CNSA)

Publicada em  

A Lua pode estar encolhendo. Foi o que constatou um estudo da Nasa, segundo o qual o satélite natural estaria diminuindo de tamanho à medida que seu interior esfria, o que causa terremotos em sua superfície.

De acordo com a agência, o diâmetro da Lua ficou 50 metros menor ao longo das últimas centenas de milhões de anos. Para chegar à conclusão, cientistas analisaram mais de 12 mil imagens registradas pela espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). Nelas, trincheiras rasas e colinas criadas a partir da perda de calor e do encolhimento do satélite foram registradas.

A Lua possui uma superfície originalmente quebradiça e, com o encolhimento, formam-se as “falhas de pressão” que causam terremotos, os chamados “Moonquakes”.

Segundo análise feita através dos sismógrafos colocados na superfície lunar de 1960 a 1970 pelas missões Apollo, em conjunto com as imagens da sonda LRO, oito dos 28 tremores registrados pelas ferramentas ocorreram a cerca de 30 quilômetros de distância das falhas visíveis nas imagens feitas pela sonda LRO.

"Achamos que é muito provável que esses oito tremores tenham sido produzidos por falhas que se acumularam quando a crosta lunar foi comprimida (...) indicando que os sismômetros da Apollo registraram a Lua encolhendo e ainda é tectonicamente ativa", disse Tomas Watters, um dos autores do estudo.

Segundo a NASA, isso é perto o suficiente para associar os terremotos às "falhas de pressão". Foi constatado ainda que seis dos 8 abalos aconteceram enquanto a Lua estava em seu apogeu - ponto mais distante da Terra. Isso eliminaria a possibilidade de os tremores terem sido causados por uma tensão gravitacional.

“É realmente notável ver como os dados de quase 50 anos atrás e a missão LRO foram combinados para avançar nossa compreensão da Lua, sugerindo onde futuras missões com a intenção de estudar os processos interiores da Lua deve ir”, diz o cientista John Keller do Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. nasa descobre que a lua pode …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.