Novo estudo afirma que mesmo pequenas doses de álcool podem causar AVC
Alguns outros estudos, entretanto, afirmam que beber com moderação pode trazer alguns benefícios à saúde.
Letícia Furlan
08/04/2019
Um estudo publicado na revista científica The Lancet contesta diversas teorias que afirmam que beber com moderação pode proteger o corpo de algumas doenças.
Conduzida por especialistas britânicos e chineses que acompanharam 500 mil adultos durante 10 anos, a pesquisa alerta que mesmo a ingestão moderada de álcool pode aumentar a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral.
Pesquisadores que não participaram do estudo, no entanto, fizeram ressalvas. Alguns estudos afirmam que a ingestão de pequenas quantidades de álcool pode fazer bem ao organismo, enquanto outros defendem que não há nível seguro para o consumo de álcool.
No caso, os pesquisadores, ligados à Universidade de Oxford, à Universidade de Pequim e à Academia de Ciências Médicas da China, chegaram à conclusão de que uma ou duas doses por dia aumentariam o risco de derrame entre 10% e 15%, percentual que saltaria para cerca de 35% com o consumo de quatro doses por dia.
Lembrando: uma dose é definida como uma taça de vinho ou uma garrafa de cerveja ou uma medida padrão de destilado.
O estudo não encontrou nenhum indício de que a ingestão de bebidas, ainda que de forma reduzida, tivesse efeito "protetor".
"As alegações de que o vinho e a cerveja têm efeitos protetores mágicos não se sustentam", diz Richard Peto, coautor do estudo e professor de estatísticas médicas e epidemiologia na Universidade de Oxford.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!


