Novo estudo mostra que consumir muita carne pode ser perigoso
Pesquisadores descobriram que pessoas que consomem muita carne vermelha e processada têm mais risco de desenvolver câncer de intestino.
Publicada em
Segundo uma nova pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mesmo o consumo de quantidades pequenas de carne vermelha e processada pode aumentar o risco de câncer de intestino. O estudo foi financiado pela Center Research UK e considera perigoso, por exemplo, consumir uma fatia de bacon por dia.
Os pesquisadores reforçaram as evidências de que o consumo de carne vermelha e processada por der prejudicial à saúde, algo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava.
Foram analisadas informações de quase meio milhão de pessoas cadastradas no banco de dados de saúde do Reino Unido, o UK Biobank. Em seis anos de estudo, os pesquisadores descobriram que 2.609 participantes desenvolveram câncer de intestino.
Eles identificaram alguns fatos importantes: comer três fatias de bacon por dia, em vez de apenas uma, pode aumentar o risco de câncer de intestino em 20%; para cada 10 mil pessoas que consumiram 21g por dia de carne vermelha e processada, 40 foram diagnosticadas com câncer de intestino; o valor comparativo para aqueles que ingeriram 76g, foi de 48 casos.
Não está claro qual seria exatamente a quantidade indicada de consumo. Mas a Cancer Research UK afirma que 5,4 mil dos 41.804 casos de câncer de intestino registrados a cada ano no Reino Unido podem ser evitados se as pessoas não comerem carne processada de maneira alguma.
O NHS afirma que há alguns benefícios na carne vermelha - rica em ferro e proteína, por exemplo - que devem ser equilibrados com os riscos potenciais.
As pessoas podem comer carne e ser saudáveis.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO