Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Novo estudo revela que café não aumenta risco de doenças cardiovasculares

Mesmo as pessoas que bebem até 25 xícaras de café por dia não correm um risco maior do que aquelas que tomam menos de uma xícara.

Letícia Furlan

05/06/2019

Placeholder - loading - Xícara de café (Foto: Pixels/Creative Commons)
Xícara de café (Foto: Pixels/Creative Commons)

Um novo estudo indicou que tomar café pode não favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Descobrimos que beber mais de três xícaras de café por dia não aumenta significativamente a rigidez dos vasos sanguíneos em comparação com pessoas que bebem uma xícara ou menos por dia”, comentou Kenneth Fung, da Queen Mary University, na Inglaterra, em entrevista à CNN.

Segundo os resultados, mesmo as pessoas que bebem até 25 xícaras de café por dia não correm um risco maior do que aquelas que tomam menos de uma xícara. Isso mostra que a bebida não oferece riscos cardíacos.

Mesmo assim, os especialistas orientam que as pessoas evitem ingerir café acima da média recomendada pelas autoridades de saúde, ou seja, até cinco xícaras por dia. Em altas doses, a cafeína pode causar insônia, agitação e dor no estômago por estimular a produção de suco gástrico.

Para chegar a esta conclusão, a pesquisa, financiada pela Fundação Britânica do Coração, acompanhou 8.412 pessoas em todo o Reino Unido. Elas foram divididas em três grupos: no primeiro foram colocados os participantes que ingeriam menos de uma xícara de café por dia; no segundo, aqueles que bebiam entre uma e três xícaras diárias; e no terceiro, as pessoas que bebiam mais de três. Os pesquisadores excluíram qualquer participante que ingeria mais de 25 xícaras por dia.

Exames de ressonância magnética e testes de ondas de pulso eram feitos para verificar o estado das artérias dos voluntários. Os pesquisadores também consideraram fatores de riscos como idade, sexo, etnia, peso, dieta, tabagismo e alcoolismo.

A conclusão foi que a probabilidade de um indivíduo que bebe café desenvolver rigidez arterial é a praticamente a mesma para quem toma muito ou pouco café. “A principal mensagem é que o café pode ser apreciado como parte de um estilo de vida saudável, e os amantes de café podem ficar tranquilos quanto ao medo de rigidez dos vasos sanguíneos”, salientou Fung.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.