Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

'O Agente Secreto' e Wagner Moura conquistam Globo de Ouro

'O Agente Secreto' e Wagner Moura conquistam Globo de Ouro

Reuters

12/01/2026

Placeholder - loading - Ator Wagner Moura com Globo de Ouro de melhor ator de drama 11/01/2026 REUTERS/Mario Anzuoni
Ator Wagner Moura com Globo de Ouro de melhor ator de drama 11/01/2026 REUTERS/Mario Anzuoni

Atualizada em  12/01/2026

BEVERLY HILLS, 12 Jan (Reuters) - O filme brasileiro 'O Agente Secreto' conquistou duas ⁠das três indicações no Globo de Ouro 2026 no domingo, um dos primeiros grandes eventos da temporada anual de premiações de Hollywood.

O longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu a categoria de melhor filme em língua não inglesa enquanto Wagner Moura, que interpretou o protagonista, ganhou como melhor ator de filme de drama.

'O 'Agente Secreto' é um filme sobre memória, ou falta de memória, e trauma geracional. Acho que se o trauma pode passar de geração a geração, valores também podem', disse Moura em inglês ao agradecer o prêmio.

'Para todo mundo no Brasil assistindo isso agora, viva o Brasil! Viva a cultura brasileira!', completou em português.

Mendonça Filho, por sua vez, dedicou o prêmio a cineastas jovens no Brasil e nos Estados Unidos.

'Dedico ​esse prêmio a cineastas jovens. Este é um momento muito importante ⁠na história ⁠para se fazer filmes, aqui nos EUA e no Brasil. Cineastas jovens americanos, façam filmes! Muito obrigado!', disse Mendonça Filho ao receber o prêmio de melhor filme em língua não inglesa.

'O Agente Secreto' é um thriller que conta a história de Marcelo, interpretado por Moura, um professor universitário que escapa de São Paulo para Recife durante o regime militar.

Entre os demais agraciados da noite, a comédia de humor negro 'Uma Batalha ‌Após a Outra' e 'Hamnet: A Vida Antes de Hamlet', uma história sobre o luto de William Shakespeare pela ​morte de seu filho, receberam os principais prêmios.

'Uma Batalha Após a Outra' ‌recebeu quatro premiações, incluindo o ​melhor ​filme musical ou comédia, e 'Hamnet' ganhou o prêmio de melhor filme de drama.

Timothee Chalamet triunfou em uma das categorias mais competitivas, levando o troféu de melhor ator em um filme musical ou comédia por seu papel como jogador profissional de tênis de ​mesa em 'Marty Supreme'.

Chalamet derrotou o astro de 'Uma Batalha Após a Outra', Leonardo DiCaprio, o ator de 'Jay Kelly', George Clooney, e outros grandes nomes na cerimônia de tapete vermelho em Beverly Hills, Califórnia.

'Essa categoria é muito disputada. Eu admiro todos vocês', disse Chalamet a seus pares indicados.

O ator observou que havia deixado o Globo de Ouro nos anos anteriores sem ganhar. 'Eu estaria mentindo se não dissesse que esses momentos tornaram este momento muito mais doce', disse ele.

O Globo de Ouro, concedida por mais de 300 jornalistas de entretenimento, está entre os primeiros prêmios de Hollywood de 2026 a serem entregues antes do Oscar, em março. Os eleitores do Globo não têm voz no Oscar, mas uma vitória na premiação pode ajudar a chamar a atenção para possíveis candidatos ao Oscar.

'Uma Batalha Após a Outra', filme sobre um grupo de revolucionários desolados, é visto como candidato a melhor filme no Oscar. No Globo de Ouro, Paul Thomas Anderson ganhou o prêmio ⁠de melhor diretor e melhor roteiro pelo filme. Teyana Taylor recebeu o prêmio de atriz coadjuvante em um filme. 'Hamnet' imagina como Shakespeare ‌e sua esposa lidaram com a morte de ⁠seu filho de 11 anos, cujo nome era Hamnet. Os historiadores acreditam que a morte de Hamnet inspirou o dramaturgo a escrever a peça 'Hamlet'. A atriz irlandesa Jessie Buckley ganhou o prêmio de melhor atriz em um filme dramático ‍por interpretar a esposa de Shakespeare. 'Foi um cenário extraordinário para participar, contando a história do britânico provavelmente mais famoso que já existiu, e tivemos um diretor chinês, ​muitos ‌irlandeses e uma equipe majoritariamente polonesa', disse ela.

(Por Lisa Richhwine e Danielle Broadway, em Beverly Hills, e Michael Susin, em Barcelona)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.