Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O hábito japonês de limpar locais públicos está se disseminando na Copa do Mundo

O costume japonês de tirar a sujeira deixada nos Estádio vem sendo praticado por outras nações; Saiba mais sobre a filosofia japonesa chamada 'Souji'

Placeholder - loading - Imagem da noticia "O hábito japonês de limpar locais públicos está se disseminando na Copa do Mundo"

Publicada em  

Segundo um renomado portal britânico, o hábito de recolher o lixo deixado nos estádios na Copa do Mundo da Rússia está se espalhando. Tudo começou com os japoneses. Aliás, a prática de limpar a própria sujeira é típica do Japão e tem até um nome: 'souji'. A palavra tem múltiplos significados, que vai desde limpeza a varrição. Isso é passado de geração para geração.

O ponto positivo é que por ser um evento da proporção da Copa do Mundo, o costume japonês ganha uma visibilidade gigantesca, com isso, a moda pode ser contagiosa, de modo que, o exemplo seja facilmente copiado. E isso vem acontecendo: Os senegaleses foram flagrados repetindo a boa maneira, e os brasileiros, também, foram filmados realizando o mesmo.

Para os japoneses, o ato é simbólico: limpar o estádio denota respeito à Rússia, o anfitrião do mundial.

Faz parte da cultura


Aliás, a filosofia, que é aprendida pelas crianças, integra a conduta das escolas do país. Por lá, os pequenos limpam os banheiros, varrem o chão e lavam a louça. As atividades cotidianas são organizadas por meio de um sistema de rodízio coordenado pelos mestres. O objetivo da empreitada é que a nova geração possa aprender o quão relevante é cuidar de locais públicos.

De modo geral, a limpeza está arraigada à cultura do Japão. Há voluntários que atuam nesse segmento nos mais variados espaços.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o habito japones de limpar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.