O hábito japonês de limpar locais públicos está se disseminando na Copa do Mundo
O costume japonês de tirar a sujeira deixada nos Estádio vem sendo praticado por outras nações; Saiba mais sobre a filosofia japonesa chamada 'Souji'
Publicada em
Segundo um renomado portal britânico, o hábito de recolher o lixo deixado nos estádios na Copa do Mundo da Rússia está se espalhando. Tudo começou com os japoneses. Aliás, a prática de limpar a própria sujeira é típica do Japão e tem até um nome: 'souji'. A palavra tem múltiplos significados, que vai desde limpeza a varrição. Isso é passado de geração para geração.
O ponto positivo é que por ser um evento da proporção da Copa do Mundo, o costume japonês ganha uma visibilidade gigantesca, com isso, a moda pode ser contagiosa, de modo que, o exemplo seja facilmente copiado. E isso vem acontecendo: Os senegaleses foram flagrados repetindo a boa maneira, e os brasileiros, também, foram filmados realizando o mesmo.
Para os japoneses, o ato é simbólico: limpar o estádio denota respeito à Rússia, o anfitrião do mundial.
Faz parte da cultura
Aliás, a filosofia, que é aprendida pelas crianças, integra a conduta das escolas do país. Por lá, os pequenos limpam os banheiros, varrem o chão e lavam a louça. As atividades cotidianas são organizadas por meio de um sistema de rodízio coordenado pelos mestres. O objetivo da empreitada é que a nova geração possa aprender o quão relevante é cuidar de locais públicos.
De modo geral, a limpeza está arraigada à cultura do Japão. Há voluntários que atuam nesse segmento nos mais variados espaços.
SALA DE BATE PAPO