Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O plano da Noruega para construir aviões elétricos

A ideia pode transformar a indústria aeronáutica

Placeholder - loading - Imagem da noticia "O plano da Noruega para construir aviões elétricos"

Publicada em  

Segundo uma reportagem publicada pela rede BBC, os aviões elétricos devem ser parte da realidade, ao menos da Noruega, a partir de 2040. O país visa que todos os voos de curta distância, que saiam de seus aeroportos, sejam em aeronaves desse gênero, alimentadas por baterias.

Se isso se concretizar, será algo benéfico para o meio ambiente, pois seria uma forma de reduzir a contribuição da aviação nas emissões de gases de efeito estufa.

Mas há uma barreira, o mercado ainda não está construindo aeronaves de propulsão elétrica com tamanho comercial. Atualmente, são idealizados e fabricados aparatos pequenos; geralmente, para duas pessoas. Segundo Dag Falk-Petersen, o diretor da companhia aeroportuária norueguesa Avinor, esse cenário vai ser modificado muito em breve.


Porque nesse território?

Na Noruega, grande parte do local é composto por montanhas e há inúmeras ilhas próximas a costa, o que significa que a quantidade de voos de curta distância é grande. Outra questão, as viagens feitas usando outros meios de transporte, terrestre ou aquático, por exemplo, gastam muito mais tempo do que um voo curto.


Então, a Noruega visa que os fabricantes de aviões desenvolvam uma aeronave comercial de 25 a 30 assentos movida por motores elétricos e que o primeiro deles já esteja pronto para começar o serviço em 2025. Falk-Peterson considera essa ideia plausível e tem certeza que um avião do tipo pode ser eletrificado.

Quem criaria?

Pipistrel, uma possível cotada, deve ter concorrentes. A Zunum Aero, por exemplo, uma das empresas que inova no setor, com sede em Kirkland, no subúrbio de Seattle, nos Estados Unidos.

Inclusive, a Zunum Aero tem planos de criar um avião de passageiros de 12 assentos de curta a distância para voar em 2022. Aliás, a empresa acredita ser possível realizar o que a Noruega quer. De acordo com o diretor executivo da companhia, um avião com 100 assentos, um alcance de 1.500 milhas será algo viável e poderá deixar apenas de ser um sonho no final da década de 2020.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o plano da noruega para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.