Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Oitenta anos depois, sobrevivente do Holocausto em Tessalônica lembra corpos pisoteados

Placeholder - loading - Rina Revah, de 84 anos, observa fotos de si mesma quando criança, tiradas antes de ser transferida para o campo de concentração de Bergen-Belsen 18/03/2023 REUTERS/Alexandros Avramidis
Rina Revah, de 84 anos, observa fotos de si mesma quando criança, tiradas antes de ser transferida para o campo de concentração de Bergen-Belsen 18/03/2023 REUTERS/Alexandros Avramidis

Publicada em  

Por Alexandros Avramidis

ATENAS (Reuters) - Rina Revah, de 84 anos, tinha quase quatro quando foi enviada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, com seus pais em 1943. Ela passaria os dois anos seguintes de sua infância lá e testemunhou eventos que ficariam com ela para sempre.

'Eu nunca tive um brinquedo, nunca tive uma boneca', disse Revah de sua casa em Tessalônica, onde uma próspera comunidade judaica existiu por séculos antes da Segunda Guerra Mundial.

'As primeiras lembranças que tenho de brinquedos são depois da guerra, era com uma menina com quem fiz amizade e brincávamos com poças de lama. Fazíamos biscoitos e pastéis de barro.'

Revah é uma das últimas sobreviventes dos 50.000 judeus que viviam em Tessalônica antes da guerra, homenageados todos os anos em cerimônias por volta de 15 de março, quando em 1943 o primeiro trem deixou a cidade para os campos de concentração.

No domingo, uma marcha foi realizada até o memorial do Holocausto na cidade do norte da Grécia, e flores foram colocadas nos trilhos do trem na estação.

No campo de concentração, sua mãe a deixava na cama que dividiam, mas Revah se aventurava fora.

'Um dia, fora do campo, vi uma carroça enorme e funda com painéis laterais de madeira puxada por cavalos. Dois trabalhadores jogavam corpos nus de trabalhadores na carroça', disse ela.

'Em dado momento a carroça transbordou com os corpos, e um oficial com botas pretas de cano alto subiu e começou a pisar nos corpos para abrir espaço para mais. Não sei o que uma criança de quatro anos entendeu de tal cena, mas lembro que comecei a chorar', afirmou.

Dos deportados, apenas 1.950 voltaram vivos para Tessalônica, de acordo com o site da comunidade, incluindo os pais de Revah, um casal de avós e um tio. Vários de seus outros parentes foram perdidos. Hoje, a comunidade judaica da cidade chega a cerca de 1.200.

“Depois da guerra nunca mais falamos sobre o campo de concentração em casa, de jeito nenhum”, disse Revah. 'Não deve ser esquecido. Acho que devemos isso às pessoas que morreram.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oitenta anos depois …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.