Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

OMS reafirma que não há ligação entre vacinas e autismo

OMS reafirma que não há ligação entre vacinas e autismo

Reuters

11/12/2025

Placeholder - loading - Sede da OMS em Genebra  28/1/2025   REUTERS/Denis Balibouse
Sede da OMS em Genebra 28/1/2025 REUTERS/Denis Balibouse

11 Dez (Reuters) - O comitê de segurança de vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quinta-feira que novas análises de evidências científicas não encontraram nenhuma ligação entre as vacinas e o transtorno do espectro do autismo, reafirmando as conclusões obtidas há mais de duas décadas.

O Comitê Consultivo Global da OMS sobre Segurança de Vacinas avaliou duas revisões sistemáticas que abrangem estudos publicados entre 2010 e agosto de 2025.

As revisões examinaram as vacinas em geral e as que continham tiomersal, um conservante à base de mercúrio que há muito tempo é acusado pelos críticos de contribuir para o autismo -- uma alegação repetidamente rejeitada por estudos científicos.

Uma ligação causal entre vacinas e resultados de saúde é considerada apenas quando vários estudos de alta qualidade mostram consistentemente uma associação estatística, disse o comitê.

Vinte dos 31 estudos não encontraram evidências de uma associação entre vacinas e autismo, de acordo com a OMS.

Onze estudos que sugeriram uma possível ligação foram considerados como tendo grandes falhas metodológicas e um alto risco de viés, disse o comitê.

No mês passado, o secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., disse em uma entrevista ao New York Times que havia instruído pessoalmente o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA a mudar sua posição de longa data de que as vacinas não causam autismo.

(Reportagem de Siddhi Mahatole em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.