Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Órgão americano aprova medicamento revolucionário para a osteoporose

Por enquanto, ele é indicado para mulheres na pós-menopausa com alto risco de fraturas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Órgão americano aprova medicamento revolucionário para a osteoporose"

Publicada em  

A Food and Drug Administration, orgão americano semelhante a Anvisa por aqui, aprovou um novo medicamento para a osteoporose. Ele se baseia em uma mutação genética rara em pessoas com ossos tão densos que nunca quebram.

Em todo o mundo, cerca de 200 milhões de pessoas têm ossos frágeis; uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens sofrerão uma fratura por causa da osteoporose, geralmente do quadril ou da coluna. Para muitos, a ruptura leva a uma espiral descendente de incapacidade.

Tratamentos padrão, medicamentos chamados bisfosfonatos, param a perda óssea, mas não reconstroem os ossos. As alternativas como o hormônio da paratireóide constroem o osso, mas também o quebram, limitando o efeito terapêutico.

A nova droga, a romosozumab (nome comercial Evenness), desenvolvida pela Amgen em colaboração com a empresa farmacêutica belga UCB, restaura o osso sem quebrá-lo, segundo os resultados de dois grandes ensaios clínicos.

Ela foi aprovada apenas para mulheres na pós-menopausa com alto risco de fratura e terá um aviso em seu rótulo de que pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, alertou o FDA.

"Esta é uma droga extraordinariamente importante", disse o Dr. Richard Bockman, chefe do serviço de endocrinologia do Hospital for Special Surgery, em Nova York. "É uma droga de construção óssea que se aproveita da biologia subjacente do osso".

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. orgao americano aprova …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.