Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Orquestra transforma lixo em música e ativismo ambiental na Bolívia

Placeholder - loading - Women waste pickers from the city of La Paz pose near the musicians of the Paraguayan Cateura Recycled Instruments Orchestra, at the Sak'a Churu landfill in Alpacoma, in La Paz, Bolivia February 27, 2
Women waste pickers from the city of La Paz pose near the musicians of the Paraguayan Cateura Recycled Instruments Orchestra, at the Sak'a Churu landfill in Alpacoma, in La Paz, Bolivia February 27, 2

Publicada em  

LA PAZ (Reuters) - Em uma tentativa criativa de aumentar a conscientização ambiental, um grupo de músicos do Paraguai cantou músicas conhecidas em um show no topo de uma colina nos arredores da capital da Bolívia, La Paz, na segunda-feira, com vista para um cenário não tão cênico e extenso: um depósito de lixo.

Mas a questão era mesmo o lixo, já que os jovens músicos que compõem a orquestra paraguaia Cateura usam materiais reciclados para fazer seus próprios instrumentos, 'transformando lixo em música', segundo Fabio Chavez, um dos artistas.

A orquestra já se apresentou em mais de 50 países.

Tocando músicas de Coldplay e John Lennon, entre outros, os músicos divertiram os trabalhadores locais, muitos dos quais ficaram impressionados com o som de violoncelos, violinos e trompas feitos de latas grandes, tubos e outros materiais descartados.

'É muito bonito e fiquei realmente surpresa com esses instrumentos reciclados', disse a trabalhadora Silveria Vega. 'Eles são melhores que os originais', acrescentou ela com um sorriso.

A musicista Bianca Pintos exibiu seu violoncelo artesanal durante um intervalo do show, destacando a qualidade do instrumento.

'Tem o mesmo som de um violoncelo feito de madeira', disse ela. 'Realmente não há muita diferença, exceto que este é feito de lixo.'

O show foi realizado no momento em que as autoridades locais de La Paz visam minimizar o impacto ambiental dos lixões, especialmente o risco que podem representar para o abastecimento de água subterrânea.

A capital da Bolívia produz cerca de 670 toneladas de lixo por dia, segundo dados oficiais.

(Reportagem de Monica Machicao, Santiago Limachi e Sergio Limachi) Redação SP FM

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. orquestra transforma lixo em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.