Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pais mais velhos conseguem passar mais alterações genéticas para os herdeiros, aponta pesquisa

Estudo europeu aponta que as mutações genéticas variam de acordo com o gênero.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pais mais velhos conseguem passar mais alterações genéticas para os herdeiros, aponta pesquisa"

Publicada em  

Segundo estudo islandês, um pai mais velho passa um número maior de alterações genéticas para o herdeiro. Quando comparado às mulheres, homens acumulam quatro vezes mais alterações no DNA ao longo da vida.

Partindo do ponto de vista biológico, especialistas dizem que o período mais indicado para engravidar fica na faixa entre os 20 e 30 anos. Pois o corpo da mulher está mais preparado para uma gestação. A partir dos 40, pode acontecer com mais frequência certas anomalias nos cromossomos, as quais podem gerar distintas síndromes físicas e mentais.

Mas, o novo estudo aponta que essas alterações genéticas variam de acordo com o gênero, além de se tornarem mais recorrentes com o passar do tempo.

Tendo em vista essa lógica a idade da mãe tem peso menor, pois 80% dessas mutações no DNA estão relacionadas ao material genético do pai.

Os cientistas analisaram material genético de mais de 14 mil pessoas, e com isso, chegaram a conclusão de que o DNA dos homens adquirem uma nova característica a cada oito meses de vida. Já no caso das mulheres, isso surge a cada três anos.

Ou seja, um pai com idade mais avançada que a mãe pode gerar uma criança com maior número de mutações genéticas. Por exemplo, um herdeiro de um casal de 28 anos, iria receber 42 alterações paternas e apenas 10 maternas.


De forma simplificada, “mutações” são as características inéditas que compõem um indivíduo.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pais mais velhos conseguem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.