alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Pesquisa norte-americana descobre que herpes pode estar relacionada ao Alzheimer

    Com a descoberta, seria possível desenvolver novos tipos tratamentos

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Uma nova pesquisa publicada na revista Neuron apresentou provas convincentes de que os vírus podem estar envolvidos no Mal de Alzheimer, particularmente o vírus da herpes. Com financiamento do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona e da Icahn Escola de Medicina Monte Sinai se juntaram para estudar a possibilidade.  

    No total, foram analisados 622 cérebros de pessoas que tiveram Alzheimer e 322 órgãos de pessoas sem a doença. 

    Cientistas desconfiam há décadas da relação entre demênias e infecções. Mas agora há provas mais contundentes de que a proteína associada ao Mal de Alzheimer (a beta amiloide) possa ser produzida como uma reação do sistema imunológico às infecções. Se assim for, isso poderia mudar o curso da pesquisa e possivelmente levar a tratamentos e novas formas de rastreio da doença. 

    Almir Ribeiro Tavares Júnior, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, que acompanhou os estudos, alerta que a descoberta não significa que as pessoas estudadas necesariamente tiveram herpes, mas que elas tiveram contato com o vírus ao longo da vida.  

    Os pesquisadores salientam, entretanto, que os resultados não permitem ainda estabelecer uma relação de causalidade entre o Alzheimer e infecções, mas aponta para uma possível relação.

    Para Tavares, seria importante também um estudo prospectivo e que apresentasse intervenções. Segundo o pesquisador, um dos maiores problemas é acompanhar essas pessoas por muitas décadas. 

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook! 

     

     

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. pesquisa norte americana …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.