Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores na Austrália desenvolve teste para câncer de apenas 10 minutos

Pesquisadores em todo o mundo trabalham em maneiras de identificar o câncer o quanto antes.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisadores na Austrália desenvolve teste para câncer de apenas 10 minutos"

Publicada em  

Descobrir um câncer pode se tornar mais fácil. Isso porque pesquisadores na Austrália conseguiram desenvolver um teste, que dura cerca de 10 minutos, capaz de detectar a presença de células cancerígenas em qualquer parte do corpo humano. Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature Communications.

Membros da Universidade de Queensland descobriram que o câncer forma uma única estrutura de DNA quando colocado na água. Foi essa descoberta que possibilitou o sucesso do teste, que funciona identificando a presença dessa estrutura.

Em comunicado, especialistas afirmaram que esta é uma forma muito mais simples de descobrir tumores e que poderia ter sido descoberta antes mesmo das formas mais invasivas.

"Descobrir que moléculas de DNA cancerosas formaram nanoestruturas 3D totalmente diferentes do DNA circulante normal foi um avanço que permitiu uma abordagem totalmente nova para detectar câncer de forma não invasiva em qualquer tipo de tecido, incluindo sangue", disse Matt Trau, um dos autores do estudo. "Isso levou à criação de dispositivos de detecção baratos e portáteis que poderiam eventualmente ser usados ??como uma ferramenta de diagnóstico, possivelmente com um telefone celular", acrescentou.

"O câncer é uma doença complicada e atualmente cada tipo tem um sistema diferente de testes e triagem. Na maioria dos casos, não há testes gerais para saber seu status. Atualmente, as pessoas só vão buscar tratamento se tiverem sintomas. Queremos que exames de câncer façam parte de um check-up regular", disse Abu Sina, co-pesquisador.

Pesquisadores em todo o mundo trabalham em maneiras de identificar o câncer o quanto antes, já que a detecção precoce é conhecida por aumentar a taxa de sucesso de tratamento e cirurgia.

O teste de 10 minutos desenvolvido na Austrália, no entanto, ainda precisa ser testado em seres humanos, e grandes ensaios clínicos são necessários antes que ele possa ser usado em pacientes em potencial. Mas os sinais são positivos.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores na australia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.