Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Podcast Antena 1 - Notícias 04/10/2019

Confira as principais notícias de hoje

Placeholder - loading - Podcast Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias do dia. Crédito da imagem: Antena 1
Podcast Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias do dia. Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira no podcast o resumo das notícias que foram ao ar hoje, dia 04/10/2019, pela Antena 1!

Transcrito:

[00:00:00] Antena 1 Noticias Bom dia Os países americanos fecharam um acordo nesta semana para eliminar as gorduras trans da produção industrial de alimentos até dois mil e vinte e cinco.

[00:00:18] O plano é reduzir as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte na região.

[00:00:24] O acerto foi aprovado pelo Conselho Diretivo da Organização Pan Americana de Saúde, a Opas reunido em Washington.

[00:00:31] Segundo o órgão, o componente contribui para cerca de cento e sessenta mil mortes ao ano no hemisfério.

[00:00:38] As gorduras trans, que estão em alimentos como a margarina e também alimentos processados e ultraprocessados, dão aos produtos o maior tempo de conservação.

[00:00:48] Uma reportagem da agência de notícias AFP lembrou que a declaração do Rio de Janeiro, de dois mil e oito, promovida pela Opas, acertou o compromisso de autoridades e também da indústria de eliminar as gorduras trans de origem industrial.

[00:01:02] Mas pelo menos vinte sete dos trinta e cinco países das Américas ainda usam o produto.

[00:01:07] Os países que já restringiram ou eliminaram o componente são Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Uruguai.

[00:01:18] Segundo a Opas.

[00:01:19] O Brasil e o Paraguai estão em uma etapa avançada na regulamentação do uso dessas gorduras.

[00:01:25] A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão de gordura trans seja a menos de um por cento das refeições diárias, o que equivale a menos de dois gramas por dia, em uma dieta de duas mil calorias.

[00:01:39] E daqui a pouco, você vai ouvir não Podcast Antena 1 Noticias confrontos durante protestos no Iraque deixam mais de vinte mortos Presidente do Equador decreta estado de exceção após protestos contra aumento da gasolina Enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia presta depoimento no processo de impeachment contra Donald Trump Três dias de protestos no Iraque deixaram mortos e feridos em confrontos entre manifestantes e forças de segurança A quinta feira foi o dia mais sangrento da semana, durante a qual vinte e oito pessoas foram mortas.

[00:02:14] Os protestos pedem a renúncia dos políticos corruptos e exigem mais empregos para os jovens.

[00:02:21] O presidente do Equador, Lenin Moreno, decretou estado de exceção em meio a um protesto de transportadoras que utilizam caminhões para bloquear estradas em várias regiões do país.

[00:02:31] O movimento protesta contra o aumento no preço dos combustíveis e ao pacote de medidas econômicas que o governo implementou no âmbito do acordo com o Fundo Monetário Internacional.

[00:02:41] Participam também dessas manifestações representantes de organizações estudantis, indígenas e trabalhadores em geral.

[00:02:48] A ministra do governo, Maria Paula Romo, informou que dezanove pessoas foram presas por causa de excessos durante as manifestações.

[00:02:55] Na manhã de quinta feira, o governo também anunciou a suspensão das atividades acadêmicas em todas as universidades, escolas técnicas, institutos técnicos e de tecnologia superior, além de conservatórios em todo o país.

[00:03:10] Os protestos causaram transtornos aos passageiros que chegavam à capital Quito pelo Aeroporto Mariscal Sucre, devido ao fechamento das vias de acesso.

[00:03:20] O processo de impeachment contra Donald Trump Volcker, ex enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia, prestou depoimento na Câmara dos Deputados dentro do processo contra o presidente americano.

[00:03:32] Segundo o jornal Washington Post, ele disse a deputados que alertou o advogado pessoal de Trump que as fontes daquele país que haviam acusado de roubar não eram confiáveis.

[00:03:44] Essas e outras notícias você ouve aqui.

[00:03:47] Antena 1 Oferecimento, Água Rocha Branca, Eu sou João Carlos Santana e você está ouvindo Podcast Antena 1 Noticias ?

[00:03:56] E o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apelou à China na quinta feira por uma investigação de seu adversário nas eleições de dois mil e vinte, o democrata de um bairro que respondeu por meio de nota, Ele afirmou que a característica definidora da presidência de Donald Trump é um contínuo abuso de poder.

[00:04:15] Promotores da Itália pedem que donos até quinze sejam levados a julgamento em caso que envolve a Petrobras.

[00:04:21] Os promotores italianos que investigam corrupção do grupo que controla a fabricante de tubos de aço Tenaris, pediram que a empresa e seus proprietários sejam levados a julgamento.

[00:04:32] Segundo a Reuters, o caso gira em torno de supostos subornos pagos a um Executivo da Petrobras para obtenção de contratos no valor de um bilhão e quatrocentos milhões de euros.

[00:04:45] O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, revogou a prisão do ex gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, que teve a sentença anulada no julgamento, que definiu que os delatados devem ser os últimos a se manifestar nos processos.

[00:04:59] O ministro afirmou que a prisão deve ser revogada em razão da decisão tomada pela maioria dos ministros do tribunal.

[00:05:07] A Associação Nacional dos Procuradores da República voltou a pedir para que o Supremo Tribunal Federal concedam salvo conduto para a categoria a não ser alvo do inquérito que apura ofensas ao tribunal e também classificou como ilegais as ações sobre o ex procurador geral da República Rodrigo Janot, que está aposentado desde abril que não integra mais o Ministério Público.

[00:05:28] As ações citadas pela associação foram autorizadas após a divulgação de entrevistas, nas quais Janot disse ter entrado armado no Supremo com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar a operação que investiga vazamentos do Copom Mira Fundo do BTG Pactual O Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram na quinta feira a operação sobre vazamentos de resultados de reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central de dois mil e dez a dois mil e doze, envolvendo um fundo administrado pelo Banco BTG Pactual.

[00:06:04] As informações obtidas no acordo de colaboração do ex ministro e delator Antônio Palocci, serviram como base para a investigação.

[00:06:12] O secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Valderi Rodrigues, confirmou, na quinta feira, que a área econômica vai compensar na rediscussão do pacto federativo as mudanças feitas na reforma da Previdência no Senado Federal.

[00:06:26] A proposta ainda terá de ser votada em segundo turno.

[00:06:29] As alterações do projeto baixaram a economia para o governo de novecentos e trinta e três bilhões de reais em dez anos.

[00:06:36] Para oitocentos e setenta e seis bilhões de reais.

[00:06:41] A Caixa Econômica Federal pediu para que a Justiça decrete a falência da empreiteira Odebrecht.

[00:06:46] A companhia entrou em recuperação judicial em junho deste ano.

[00:06:49] A volta do conglomerado e mais vinte empresas estarão dívidas de cerca de noventa e seis bilhões de reais, mas, desse total, só sessenta e cinco e meio, bilhões, podem ser alvo de cobrança.

[00:07:02] O restante são Empréstimos investigação mais detalhada faz acordo Embraer Boeing ficar para dois mil e vinte A Embraer e a Boeing anunciaram que a venda da divisão de Aviação Comercial da brasileira para a norte americana só deve ser concluída em dois mil e vinte.

[00:07:19] A previsão inicial era de que o negócio fosse finalizado até o final deste ano.

[00:07:24] O adiamento ocorre por conta de uma investigação mais rigorosa por parte da União Europeia, que têm como preocupação a concentração de mercado gerada pelo negócio entre as duas aéreas.

[00:07:36] O Protocolo de Madrid, tratado internacional que facilita o registro de marcas nos países signatários, entrou em vigor no Brasil.

[00:07:44] Com isso, empresas brasileiras que queiram registrar suas marcas em alguns dos cento e vinte países que fazem parte do acordo podem fazer o pedido diretamente no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual do Ministério da Economia.

[00:07:59] Arábia Saudita restaurou totalmente a produção de petróleo após os ataques às instalações do país no mês passado.

[00:08:06] O ministro da Energia, príncipe Abdulaziz bin Salman, afirmou que agora os esforços estão voltados para a listagem da estatal de petróleo Saudi Aramco, que é a peça central dos planos da Arábia Saudita de reformar sua economia e diversificar além do petróleo.

[00:08:22] Ele disse ainda que os ataques foram uma tentativa de arruinar a reputação da Arábia Saudita.

[00:08:28] O departamento de Comércio americano divulga lista de produtos europeus que serão taxados em batalha comercial.

[00:08:34] Os Estados Unidos publicaram uma lista de produtos importados atingidos por tarifas na batalha comercial entre Washington e Bruxelas, pelos subsídios aos quatro sócios europeus da Airbus A Alemanha, França, Espanha e Reino Unido.

[00:08:49] A lista inclui mais de cento e cinquenta produtos como whisky vinho desses países, mas também de outras partes da Europa.

[00:08:57] A chanceler alemã, Angela Merkel, fez um ataque ao partido de extrema direita, alternativa para Alemanha o aniversário da reunificação alemã na quinta feira.

[00:09:06] Ela afirmou que os problemas econômicos no Leste não são desculpa para o racismo Merkel citou um relatório que apontou que os habitantes do Leste se sentem cidadãos de segunda classe.

[00:09:18] E por falar em Alemanha, o Ministério do Desenvolvimento Econômico do país pretende manter a doação de trinta e três milhões de euros, o equivalente a cento e quarenta e nove milhões de reais, ao Fundo Amazônia.

[00:09:30] Nesta semana, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, encontrou-se com o ministro alemão Bernd Mira e também com a ministra do Meio Ambiente do país vizinho, achou.

[00:09:40] Segundo o Ministério da Economia, as privatizações e vendas de ativos já bateram a meta de vinte bilhões de dólares.

[00:09:47] Em dois mil dezanove.

[00:09:49] Foram alcançados vinte e três bilhões e meio de dólares até setembro, montante que equivale a pouco mais de noventa e seis bilhões de reais.

[00:09:57] O balanço mostra ainda que o governo gastou cento e noventa bilhões de reais nos últimos dez anos, com subvenções e aportes em estatais.

[00:10:07] Pesquisadores podem ter desvendado porque várias pessoas desenvolveram doenças pulmonares graves.

[00:10:13] Depois de utilizar cigarros eletrônicos, na semana passada, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos declarou que os produtos que contêm desempenha um papel no surto.

[00:10:26] Um relatório recente revelou que mais de duzentos e cinquenta milhões de crianças e adolescentes em idade escolar serão obesos em dois mil e trinta e isso colocará uma enorme pressão sobre os sistemas de saúde, alertaram os especialistas.

[00:10:40] Vale lembrar que a condição pode trazer outras doenças.

[00:10:43] Como consequência, pessoas que já tiveram um ataque cardíaco geralmente se preocupam com a possibilidade de recorrência do problema, mas existem maneiras de minimizar esse risco.

[00:10:55] Especialistas indicam principalmente, hábitos saudáveis e programas de reabilitação cardíaca.

[00:11:02] Essas e outras notícias você pode conferir no nosso site Antena 1.com.br !

[00:11:09] Siga nossos Podcast, dizem Antena 1.com.br.

[00:11:13] Este foi o resumo das notícias que foram ao ar hoje na Antena 1.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. podcast antena 1 noticias 04 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.