Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Prestar atenção aos fatores de risco para o diabetes melhora substancialmente qualidade de vida dos pacientes

Diminuir os níveis de açúcar no sangue, manter pressão arterial e colesterol a níveis normais, não fumar e manter os rins saudáveis pode ajudar.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Prestar atenção aos fatores de risco para o diabetes melhora substancialmente qualidade de vida dos pacientes"

Publicada em  

Um número crescente de estudos sugere que controlar alguns fatores-chave de risco pode trazer qualidade de vida para pessoas com diabetes tipo 2, fazendo com que a doença fique sob controle. Diminuir o açúcar no sangue, por exemplo, reduz o risco de problemas de saúde adicionais, como doenças cardíacas e derrames relacionados à doença.

Mas a maioria desses estudos tem se concentrado somente em um fator de risco – como controle do açúcar no sangue, controle do colesterol ou da pressão arterial – de cada vez. Em uma nova pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, os especialistas analisaram o que acontece com as taxas de mortalidade e outros problemas de saúde quando as pessoas controlam até cinco fatores de risco conhecidos para o diabetes tipo 2.

O estudo analisou a saúde de mais de 1,6 milhões de pessoas na Suécia, quase 300 mil das quais tinham a doença. O banco de dados incluiu informações sobre os níveis de cinco fatores de risco ligados à doença: glicemia, colesterol LDL, proteínas renais, tabagismo e pressão arterial. Os pesquisadores compararam resultados de saúde, incluindo morte prematura, ataque cardíaco e derrame, entre pessoas com diabetes tipo 2 àqueles sem a doença crônica.

A equipe, liderada pela Dra. Aidin Rawshani, do departamento de medicina molecular e clínica da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriu que pessoas com diabetes que seguiam com sucesso as diretrizes atuais de saúde para manter seus fatores de risco sob controle eram menos propensos a ter um ataque cardíaco do que pessoas sem diabetes tipo 2. O risco de morrer durante o período de estudo de qualquer causa foi apenas ligeiramente maior, de 6 por cento.

"Esses resultados mostram que podemos realmente reduzir substancialmente e, em alguns casos, até mesmo eliminar o risco excessivo à saúde, tratando esses fatores de risco", diz Rawshani.

Os resultados não são uma garantia de que seguir as ordens do médico (diminuir os níveis de açúcar no sangue, manter pressão arterial e colesterol a níveis normais, não fumar e manter os rins saudáveis) protegerá pessoas com diabetes tipo 2 de ataques cardíacos, derrames ou morte prematura. Mas eles são um sinal encorajador de que o controle da doença pode melhorar a qualidade de vida.

O benefício foi especialmente notável para pessoas mais jovens com diabetes tipo 2, diz o autor sênior do estudo, Dr. Soffia Gudbjornsdottir, professor de medicina molecular e clínica na Universidade de Gotemburgo. Isso sugere que pessoas mais jovens com diabetes tipo 2 e seus médicos deveriam prestar mais atenção a esse painel de fatores de risco, em vez de se concentrar apenas em alguns deles.

Os pesquisadores esperam que as descobertas levem mais médicos a analisar todos os cinco fatores de risco em pessoas com a doença, já que abordar todos eles pode reduzir significativamente o risco de futuros problemas de saúde associados ao diabetes.

"Esta é uma notícia fantástica para pacientes com diabetes tipo 2: que apenas trazendo esses cinco fatores de risco selecionados dentro dos níveis de orientação atuais, eles podem realmente reduzir o risco de morte prematura e possivelmente eliminar o excesso de risco de ataque cardíaco", diz Rawshani.

Ele também observa que o estudo apenas investigou o que aconteceria se as pessoas controlassem cinco fatores de risco, principalmente com medicamentos. "Nós não incluímos mudanças de estilo de vida, como uma dieta melhorada e mais atividade física", diz ele. "Pode-se imaginar o que um paciente com diabetes tipo 2 poderia alcançar examinando mais do que apenas esses cinco fatores de risco".

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. prestar atencao aos fatores …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.