Primeiro lançamento comercial de foguete no Brasil é adiado
Missão, que estava prevista para este sábado (22), ficou para dezembro
Redação
21/11/2025
A empresa sul-coreana Innospace adiou a missão Spaceward, que estava prevista para este sábado (22) e é realizada em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). O lançamento do foguete HANBIT-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, agora está programado para o dia 17 de dezembro.
O adiamento ocorre para que sejam feitos aprimoramentos no processamento dos sinais coletados do veículo e utilizados na avaliação de seu desempenho.
“A anomalia intermitente no sinal de comunicação identificada durante a inspeção dos equipamentos de aviônica da aeronave pode estar relacionada à missão de lançamento e à segurança pública”, declarou o CEO da Innospace, Kim Soo-jong.
“Este ajuste no cronograma de lançamento é um procedimento normal que ocorre durante a operação de veículos de lançamento espacial e não representa um recuo, mas sim uma oportunidade para garantir a verificação técnica para um lançamento mais estável e robusto”, disse o Coronel Rogério Moreira Cazo, gerente da missão Hanbit-Nano Spaceward da Força Aérea Brasileira.
O evento marcará o primeiro lançamento comercial de um foguete no Brasil. A Innospace foi selecionada em um edital público da Agência Espacial Brasileira em 2020 e assinou contrato com o Comando da Aeronáutica em 2022 para operar no CLA. A nave transportará cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais.
Redação

