Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Quatro cuidados preventivos para uma vida longa e saudável

Um especialista norte-americano fez recomendações para se ter uma vida longa e saudável.

Placeholder - loading - Coração com estetoscópio em fundo colorido (Foto: Jessica Pettway/Time)
Coração com estetoscópio em fundo colorido (Foto: Jessica Pettway/Time)

Publicada em  

Uma pesquisa mostrou que milhões de norte-americanos não estão recebendo os cuidados preventivos para levar uma vida longa e saudável. Obstáculos como acesso limitado a cuidados e barreiras financeiras podem afastar as pessoas do médico, mas a ansiedade e a sensação de que o cuidado é desnecessário também são impecilhos comuns.

"Há muitas coisas que cada pessoa pode fazer para se manter saudável, e isso pode ajudar as pessoas a se sentir melhor, melhorar sua qualidade de vida e ajudá-las a viver mais", diz Alex Krist, professor de medicina da família na Virginia Commonwealth University e vice-presidente da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF), um painel de especialistas que define uma variedade de recomendações de cuidados preventivos para os americanos.

Embora as necessidades médicas variem dependendo da idade, sexo, estilo de vida e histórico de saúde da família, Krist diz que existem quatro tipos principais de medicina preventiva que podem ajudar todas as pessoas a viver melhor. Confira a seguir:

Exames

As triagens são uma área importante, mas complicada, dos cuidados preventivos. "O que é certo para uma pessoa depende de sua saúde geral e de sua condição. Nem sempre é tão simples como "nesta idade, faça este teste", diz Krist. "A ciência está em constante evolução, por isso estamos continuamente aprendendo coisas novas, e as diretrizes e recomendações frequentemente mudam."

Embora a USPSTF não ofereça uma recomendação específica sobre exames anuais de saúde ou bem-estar, Krist diz que pode ser útil visitar regularmente um médico, que pode avaliar seu perfil de risco específico e realizar os testes apropriados ou encaminhá-lo para especialistas que podem fazer isso.

E essa especialidade é de grande impacto: um estudo recente descobriu que, para cada 10 médicos de atendimento primário em uma população de 100.000 habitantes, a expectativa de vida do grupo aumentaria em 51,5 dias.

A maioria dos adultos deve realizar exames regularmente para pressão alta, depressão, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de pele e abuso de substâncias, de acordo com a USPSTF.

Mas Krist também diz que é importante evitar o excesso de exames. O câncer de colo do útero é um bom exemplo, diz ele. Embora a USPSTF recomende exames a cada três a cinco anos para a maioria das mulheres, alguns pacientes querem exames anuais - o que pode aumentar o risco de diagnósticos falsos e tratamento excessivo.

Vacinas

Obter as vacinas adequadas é uma maneira eficaz e fácil de evitar contrair e disseminar doenças, diz Krist. Existem recomendações detalhadas das vacinas para cada idade, desde o nascimento até a idade adulta. Apesar da maioria dos imunizantes ser dada na infância, nos Estados Unidos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam a vacina contra a gripe para quase todos os americanos a cada ano. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que foi recentemente aprovada para adultos e adolescentes, também pode ajudar a prevenir o câncer do colo do útero, potencialmente prolongando sua vida.

Aconselhamento

Qualquer pessoa com problemas de saúde mental ou condições diagnosticadas, como depressão e ansiedade, deve procurar um profissional. Mas o aconselhamento não é apenas terapia: conversar com seu médico de cuidados primários sobre hábitos de vida pode ter um impacto sobre sua saúde e longevidade em geral.

"Quatro comportamentos de saúde provavelmente respondem por cerca de um terço do excesso de mortes prematuras nos Estados Unidos: não comer direito, não fazer exercícios, fumar e excesso de bebidas alcóolicas", diz Krist.

Manter esses hábitos sob controle, com a ajuda de um profissional de saúde, se necessário, pode reduzir o risco de doenças como obesidade, depressão, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, câncer e morte prematura, segundo pesquisas. Um estudo de 2018 até descobriu que o exercício pode ser suficiente para ajudar as pessoas a superar um risco genético de doença cardíaca. Um estudo de 2017 também descobriu que cerca de metade dos casos de câncer são atribuídos a fatores controláveis – como dieta, exercício e consumo de álcool.

Orientação para medicamentos preventivos

Dependendo do seu perfil de saúde específico, seu médico pode recomendar certos medicamentos para ajudar a prevenir doenças crônicas, Krist diz. Por exemplo, os médicos recomendam que alguns norte-americanos mais velhos tomem aspirina diariamente para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares (embora a pesquisa nessa área esteja evoluindo e uma aspirina diária não pareça segura para todos). Alguns medicamentos também reduziram o risco de câncer de mama em mulheres.

Trabalhar com o seu médico para abordar essas quatro áreas da medicina preventiva pode ajudá-lo a se sentir melhor agora e colocá-lo no caminho da longevidade.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. quatro cuidados preventivos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.