Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Robô, que cuida de idosos, é usado na França

A tecnologia, também, é empregada na Austrália, e apresentou bons resultados

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Robô, que cuida de idosos, é usado na França"

Publicada em  

De acordo com publicação do jornal argentino ''La Nacion’’, uma máquina, chamada Zora, está se mostrando crucial para um experimento na França com o intuito de modificar o atendimento de pacientes da terceira idade.

Aliás, quando o recurso adentrou uma casa de repouso, localizada a uma hora de Paris, o efeito produzido foi bem positivo: muitos pacientes sentiram um vínculo emocional com o aparelho, e até chegaram a tratá-lo como um bebê.

O dispositivo baseado em uma plataforma desenvolvida pela SoftBank, e configurado para prestar assistência na reabilitação em asilos ou com pacientes adultos.

Zora, que custa cerca de 18 mil dólares, passou a ser um companheiro dos idosos, em um local onde a vida pode ser solitária. A situação, muitas vezes, se repete: as famílias não costumam visitá-los com tanta frequência e os empregados têm muitas outras obrigações.

Nesse lugar, os pacientes têm demência e outras doenças, as quais exigem cuidados por 24 horas.

Detalhes

O robô é controlado por um enfermeiro no local, que tem controle e gerencia a máquina por meio de um computador portátil de forma remota. Porém, o profissional procura ser discreto, de modo, que o público não tenha conhecimento de que é um humano quem administra Zora.

O dispositivo é o líder em sessões de exercício e propõe jogos. Ele, também, é capaz de sustentar uma conversa, já que o enfermeiro digita as palavras no computador e o robô pronuncia o conteúdo depois.

Mas, Zora não fornece medicações, tampouco mede a pressão.

ZoraBots, é a companhia por trás do invento. A empresa já comercializou mais de mil robôs aos centros de reabilitações de todo o mundo. O equipamento foi vendido, por exemplo, para os Estados Unidos, Ásia, e Oriente Médio.

Inclusive, existe um hospital na Austrália que utiliza o produto. A equipe realizou um estudo e concluiu que o robô, por exemplo, consegue melhor o humor de pacientes e empregados.

Na França, a vivência tem sido benéfica. Os pacientes chegam até a contar detalhes voltados à saúde, os quais não tinham sido relatados aos médicos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. robo que cuida de idosos e

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.