Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Robô serve para auxiliar estudantes de medicina

Com o uso do protótipo, é possível que os alunos treinem de forma precisa e realizem diversos procedimentos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Robô serve para auxiliar estudantes de medicina"

Publicada em  

De acordo com informações publicadas no jornal colombiano ‘El Espectador’, a companhia Gaumard Scientific, criou um protótipo capaz de simular situações clínicas, as quais futuros médicos serão submetidos com frequência.

O aparelho visa revolucionar o treinamento médico. A tecnologia é um HAL, um humanoide com aparência de um garoto de cinco anos, assim, os alunos podem exercitar uma série de tarefas inerentes ao cotidiano de um profissional da área da saúde, de modo que, interajam com um paciente robô antes de se depararem com o atendimento de pessoas, propiamente.

O aparelho se comporta como uma criança. Sendo capaz de responder perguntas, chorar chamando por sua mãe, e até mesmo desenvolver reações alérgicas. O dispositivo pode respirar de maneira rápida e tem olhos interativos, que respondem situações de diagnóstico. Até mesmo a pupila se dilata diante da presença de luz direta.

Além disso, o protótipo possui certos órgãos artificiais, como coração e pulmões, que produzem sons parecidos com os reais. Outra característica impressionante: ao cortar o robô, ele sangra.

O objetivo da invenção é possibilitar aos universitários uma capacitação mais precisa. Dessa forma, os aprendizes podem realizar testes certeiros durante a sua formação, dispensando o contato com pacientes de carne e osso.

Com o uso do protótipo, é possível, também, realizar certos procedimentos de modo bem realista: tirar a pressão sanguínea, checar o pulso, monitorar a respiração, fazer eletrocardiograma, medir a frequência cardíaca, utilizar ferramentas- como um bisturi ou tubos de respiração.

A empresa vem produzindo equipamentos médicos por um longo período. Inclusive, possui a ‘robô mãe’, máquina capaz de simular uma mulher dando à luz a um bebê. Sendo assim, os alunos podem visualizar explicitamente e aprender a atuar para sanar todas as complicações possíveis de um parto.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. robo serve para auxiliar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.