alexametrics
Conectando

    O pavimento de asfalto negro absorve entre 80 por cento e 95 por cento da luz solar, enquanto que o revestimento claro a reflete.

    Ruas de Los Angeles ganham a cor branca contra o aquecimento global

    Por Redação, antena 1

    Placeholder - loading - news single img

    Uma camada de pintura branca sobre o asfalto tem sido levada a sério pelos ecologistas no combate às altas temperaturas. E esta artimanha está sendo submetida a teste em Los Angeles.

    A cidade, onde as temperaturas podem ultrapassar 40 graus centígrados no verão, é uma das primeiras megalópoles do mundo a testar o “cool pavement” (ou “pavimento fresco” em português) pintando algumas ruas com um revestimento especial de cor branco cinzento.

    O pavimento de asfalto negro comum absorve entre 80 por cento e 95 por cento da luz solar, enquanto que o revestimento claro a reflete, abaixando a temperatura do solo significativamente, segundo os defensores desta tecnologia.

    “O calor aqui, sobre a superfície negra, é de 42°, 43°C neste momento. E sobre a superfície já seca do outro lado, apesar de ter só uma camada de branco e ainda precisar de uma segunda, é de 36°C”, afirma Jeff Luzar, vice-presidente da Guartop, a companhia que fornece o revestimento.

    Agora a prefeitura deve observar as reações dos habitantes às incomuns ruas brancas, assim como a rapidez com que elas ficam sujas.

    George Ban-Weiss, professor adjunto de engenharia civil e ambiental da Universidade do Sul da Califórnia, considera que o “cool pavement” é uma promessa real na luta contra o aquecimento global nas cidades onde o asfalto e a concentração demográfica e veicular criam um efeito conhecido como “ilha de calor”.

    De acordo com Alan Barreca, professor de ciências ambientais na UCLA, esta tecnologia, que custa só 40 mil dólares a cada 1,6 km, é capaz de proteger “muita gente por um baixo custo em áreas urbanas com alta densidade”, como Los Angeles, mais que nos subúrbios menos densamente povoados.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.