Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Samsung apresenta primeiro celular dobrável em várias etapas

Samsung apresenta primeiro celular dobrável em várias etapas

Reuters

02/12/2025

Placeholder - loading - Samsung lança smartphone dobrável em Seul, na Coreia do Sul 02/12/2025 REUTERS/Kim Hong-Ji
Samsung lança smartphone dobrável em Seul, na Coreia do Sul 02/12/2025 REUTERS/Kim Hong-Ji

Por Heekyong Yang

SEUL, 2 Dez (Reuters) - A Samsung Electronics apresentou nesta terça-feira seu primeiro smartphone dobrável, numa tentativa de fortalecer sua posição em um setor do mercado de telefones celulares em que a concorrência deve se intensificar.

O lançamento do Galaxy Z TriFold marca a tentativa da Samsung de reforçar sua posição em um segmento onde as rivais chinesas vêm ganhando terreno, mesmo que analistas afirmem que o alto preço e os desafios de produção significam que os dispositivos dobráveis provavelmente seguirão, por enquanto, como uma categoria de nicho.

O modelo, com preço aproximado de US$2.440,17, se desdobra em uma tela de 253,1 milímetros (10 polegadas), utilizando três painéis, e é quase 25% maior que o mais recente modelo dobrável da Samsung, o Galaxy Z Fold 7.

'Acredito que o mercado de dispositivos dobráveis continuará a crescer e o TriFold, em particular, poderá atuar como um catalisador que impulsione um crescimento ainda mais expressivo em partes importantes do segmento', afirmou Alex Lim, vice-presidente executivo da Samsung Electronics e chefe do escritório de vendas e marketing da Coreia.

Lim afirmou que o novo dispositivo dobrável destina-se a clientes que o desejam especificamente, não sendo um dispositivo para elevar o volume de vendas.

O TriFold, produzido na Coreia do Sul, estará à venda no mercado interno a partir de 12 de dezembro e será lançado na China, em Cingapura, em Taiwan e nos Emirados Árabes Unidos ainda este ano. O lançamento nos EUA está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano.

O aparelho possui a maior bateria da Samsung em seus modelos principais e suporta carregamento super-rápido. Conforme a empresa, 50% do telefone é carregado em 30 minutos.

Lim afirmou que os custos dos chips de memória e de outros componentes têm aumentado acentuadamente, tornando a definição de preços uma 'decisão difícil'.

CONCORRÊNCIA DE HUAWEI E APPLE

Analistas afirmaram que o TriFold provavelmente será uma vitrine da nova tecnologia, em vez de um modelo principal voltado para o aumento de vendas.

'O celular dobrável em três partes é um produto de primeira geração, e é a primeira vez que um design dobrável em três partes está sendo comercializado, então é difícil imaginar a Samsung atingindo grandes volumes nesta fase', disse Ryu Young-ho, analista sênior da NH Investment & Securities.

Ele observou que, embora a linha Galaxy Z Fold da Samsung tenha amadurecido ao longo de sete gerações com estruturas de custos mais baixas, 'o design dobrável em três partes ainda pode enfrentar problemas relacionados à integridade ou durabilidade', tornando importante avaliar primeiro como o mercado reage.

A competição no mercado de smartphones dobráveis promete se acirrar. A chinesa Huawei lançou o primeiro telefone dobrável em três partes do setor em setembro passado. Já a Apple espera lançar seu primeiro dispositivo dobrável no próximo ano.

No entanto, analistas afirmam que os altos preços e as limitações à produção em massa provavelmente frearão o crescimento do setor.

De acordo com a Counterpoint Research, espera-se que os telefones dobráveis representem menos de 2% do mercado total de smartphones este ano e menos de 3% até 2027.

A participação da Samsung no mercado de dispositivos dobráveis saltou para 64% no terceiro trimestre, ante 9% no trimestre anterior, segundo a Counterpoint, ilustrando como a participação de mercado pode oscilar dependendo do momento do lançamento dos produtos.

A empresa prevê que o mercado de smartphones dobráveis crescerá 14% este ano, seguido por um crescimento anual na faixa de 30% em 2026 e 2027, com a entrada da Apple no segmento.

(Reportagem de Heekyong Yang)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS FDC

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.