São Paulo ganha ciclopassarela sobre o Rio Pinheiros
Estrutura conecta os bairros Pinheiros e Butantã, na zona oeste da cidade
Redação
31/01/2025
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (30) uma ciclopassarela que conecta os bairros Pinheiros e Butantã, na zona oeste da cidade. Localizada entre as pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb, a estrutura recebeu o nome da jornalista e cicloativista Erika Sallum, que faleceu em 2021 vítima de câncer de mama.
A nova passagem oferece uma travessia segura para ciclistas e pedestres sobre o Rio Pinheiros, as Marginais e a Linha 9 – Esmeralda de trem. As obras, iniciadas em dezembro de 2023, custaram R$ 46 milhões e podem beneficiar 166 mil pessoas diariamente.
O fotógrafo Caio Guatelli, companheiro de Erika, contou que o projeto era uma demanda muito antiga dos ciclistas. “Essa obra foi projetada há muitos anos, há décadas, e se não fossem os cicloativistas, as forças populares e toda a movimentação social que, por fim, teve o apoio dessa Prefeitura, a gente não teria a possibilidade de cruzar esse rio com segurança”, disse ele.
O empreendimento conta com uma ciclovia bidirecional, passeio para pedestres e acessos por meio de rampas e escadas integradas. A estrutura se conecta à ciclovia da Marginal Pinheiros e à rede cicloviária dos dois distritos, ampliando as opções de deslocamento sustentável.
Com uma extensão de aproximadamente 685 metros, a estrutura está posicionada a aproximadamente 8 metros de altura em relação ao asfalto.
Redação

