Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Segundo novo estudo, dicoflenaco esteve associado a problemas cardiovasculares

Estudo dinamarquês chegou à conclusão, mas só um profissional pode discernir se seu uso ainda assim vale a pena.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Segundo novo estudo, dicoflenaco esteve associado a problemas cardiovasculares"

Publicada em  

Um estudo dinamarquês associou problemas cardiovasculares ao uso do diclofenaco, um dos remédios mais populares com ação anti-inflamatória e que é consumido no mundo todo.

Segundo os pesquisadores, quem consome a droga tem 50 por cento mais chance de desenvolver problemas graves, como fibrilação atrial, insuficiência cardíaca e infarto. Isso comparado àqueles que não usaram nenhum tipo de anti-inflamatório não esteroidal – Aine, classe à qual pertence o diclofenaco.

Em comparação ao uso de paracetamol, ibuprofeno e naproxeno (outros Aines), o risco de quem usa diclofenaco ter alguma complicação cardiovascular grave é aumentado em 20, 20 e 30 por cento, respectivamente.

O estudo foi publicado na revista médica BMJ e investigou dados de mais de 6 milhões de pessoas, coletados entre 1995 e 2016. Aqueles que tinham tido doenças como trombose, angina problemas de coagulação e outras condições cardiovasculares foram excluídos da pesquisa.

As análises foram computadas mês a mês, ao longo de cerca de 20 anos. Nesse período, foram encontrados 1.465 eventos cardíacos graves em usuários de diclofenaco (0,1 por cento) e 898 (0,07 por cento) em quem não usava nenhum anti-inflamatório. Não foram avaliados os efeitos a longo prazo.

De acordo com os pesquisadores, com esses resultados em vista, não há justificativa para prescrever o diclofenaco antes de tentar outros medicamentos. Eles ainda sugerem que o remédio não seja vendido sem receita médica e que haja um alerta na embalagem sobre os riscos. Uma alternativa mais segura seria o ibuprofeno, dizem os autores.

Em nota, a Novartis esclarece que o diclofenaco já exige prescrição médica e só um profissional poderá decidir sobre a necessidade da indicação do medicamento para o paciente.

Todos os eventos apontados no estudo são indicados na bula do medicamento. E, novamente, cabe ao médico discernir sobre seu uso nos pacientes.

Para ler mias notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. segundo novo estudo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.