Semana começa com tempo seco em São Paulo
Na capital, volume de chuva não chega a 3% do esperado para julho
Redação
21/07/2025
Sem previsão de chuva, a umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos em São Paulo até esta terça-feira (22), alertou a Defesa Civil do Estado. Com exceção da faixa litorânea, boa parte do território paulista deve registrar índices abaixo de 30%.
O tempo seco causa ardência nas vistas, desconforto no nariz e ressecamento da pele. O clima também favorece crises alérgicas e o agravamento de doenças respiratórias. A recomendação é beber bastante água, mesmo sem sentir sede, e umidificar os ambientes. Também é indicado evitar exercícios físicos entre 11h e 16h e usar soro fisiológico nos olhos e narinas.
Capital
Na cidade de São Paulo, a segunda-feira (21) começou com formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 13ºC durante a madrugada. O sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação da temperatura, que pode alcançar os 24ºC. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a umidade relativa do ar deve se aproximar dos 45%. No fim da tarde, a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, mas não há expectativa de chuva.
As condições são as mesmas para os próximos dias. Para terça-feira (22), mínima de 13ºC e máxima de 25ºC, com os menores índices de umidade do ar próximos aos 35%. Já na quarta-feira (23), os termômetros variam entre 13ºC e 23ºC, com a umidade relativa do ar perto dos 45%.
Julho registrou 1,2 milímetros de chuva até o momento, o que corresponde a aproximadamente 2,9% dos 41,7 milímetros esperados para o mês.
Redação

