SP e Rio terão vertiportos urbanos para 'carros voadores'
UrbanV e Pax Aeroportos assinaram acordo para desenvolver infraestrutura
Redação
14/01/2026
A operadora internacional UrbanV e a concessionária Pax Aeroportos assinaram um acordo para desenvolver os primeiros vertiportos urbanos do Brasil no Campo de Marte, em São Paulo, e em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Vertiportos são bases para veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs), conhecidos como “carros voadores”.
A expectativa é que o vertiporto do Campo de Marte atue como um ponto central na região metropolitana de São Paulo, oferecendo capacidade de hangar e possibilitando conexões com locais de alta demanda, como os principais aeroportos internacionais, Faria Lima, Alphaville, Campinas e Santos.
"Jacarepaguá está posicionada para desempenhar um papel semelhante no Rio de Janeiro, oferecendo um ponto de acesso fundamental para a zona oeste da cidade, possibilitando futuras conexões com Copacabana, Niterói e os principais aeroportos da cidade", afirma o comunicado publicado nesta terça-feira (13) pela UrbanV.
A parceria amplia a cooperação entre as empresas, iniciada com a criação de um ambiente regulatório experimental no Campo de Marte, para testar novas tecnologias em cooperação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Juntamente com a Pax Aeroportos, estamos construindo as bases para as futuras redes de mobilidade aérea no Brasil, a partir de aeroportos que já desempenham um papel central na aviação urbana ”, afirmou Ivan Bassato, presidente da UrbanV.
O CEO da Pax Aeroportos, Rogério Augusto Prado, enxerga uma oportunidade de explorar novas soluções de mobilidade aérea de última geração. “Operando dois dos aeroportos urbanos mais estratégicos do Brasil, vemos a Mobilidade Aérea Avançada como uma evolução natural da aviação urbana”, disse ele.
Redação

