SP se une à Harvard para melhorar aprendizado de português e matemática
Na primeira fase, parceria busca reduzir as desigualdades educacionais
Redação, com informações da Agência SP
26/11/2025
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou uma parceria com a Universidade de Harvard para desenvolver, implementar e avaliar políticas públicas que melhorem o aprendizado dos estudantes da rede estadual, especialmente em língua portuguesa e matemática.
A pasta firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Education Lab for Latin America (ELLA), ligado à Harvard Graduate School of Education (HGSE). A iniciativa tem o apoio da Associação Parceiros da Educação, que atua em mais de 740 escolas públicas do estado.
O trabalho será coordenado por um Comitê de Gestão Conjunta, responsável por alinhar estratégias, supervisionar projetos e coordenar ações. As instituições devem realizar trocas de conhecimento por meio de workshops e reuniões técnicas, desenvolver pesquisas e programas-piloto e promover políticas públicas baseadas em evidências.
“Nessa fase inicial, o principal foco da parceria é a redução das desigualdades educacionais e a garantia do direito de aprender com foco principalmente em língua portuguesa e matemática, componentes estruturantes que permitem o desenvolvimento de competências mais complexas, inclusive em outras áreas do conhecimento”, disse o fundador e presidente da Parceiros da Educação, Jair Ribeiro.
A ideia é unir saberes e ampliar a rede de colaboração, envolvendo mais universidades brasileiras, organizações do terceiro setor e secretarias municipais de educação.
Segundo Ribeiro, “para ser possível alcançar este objetivo, existem esforços específicos voltados para currículo, material pedagógico, avaliação, formação e, sobretudo, o componente socioemocional. Além disso, a depender da frente de trabalho, também existem ações direcionadas à formação continuada dos profissionais da educação, gestão integral e uso de indicadores educacionais em prol da aprendizagem e do Programa Ensino Integral (PEI)”.
Também estão previstas avaliações de impacto, que buscam medir o efeito das políticas e programas aplicados, com base em modelos matemáticos.
Redação, com informações da Agência SP

