SP soma mais de 2 mil queixas sobre tempo dos semáforos, destaca Metrópoles
Prefeitura anunciou modernização dos equipamentos em 2023
Redação
10/11/2025
O portal 156, da Prefeitura de São Paulo, recebeu mais de 2 mil pedidos de ajuste no tempo dos semáforos entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com o Metrópoles. O texto, assinado por William Cardoso, destaca que os bairros de Vila Mariana, Sé, Lapa e Pinheiros lideram as queixas.
A publicação aponta que o número, encontrado em planilhas de dados abertos, representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2024, quando os registros chegaram a 1.862. A gestão municipal, no entanto, apurou 2.369 solicitações até outubro, o que equivaleria a uma alta de 7% na comparação com o ano passado, que teria somado 2.206 reclamações em 10 meses.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou à reportagem que a temporização dos semáforos de pedestres na cidade atende aos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Modernização
A Prefeitura de São Paulo iniciou o processo de modernização dos semáforos no segundo semestre de 2023. O novo sistema promete ajustar o tempo de abertura e fechamento conforme a demanda de veículos para garantir maior fluidez do trânsito.
A expectativa era contemplar 2.586 cruzamentos da cidade em três anos. Os novos aparelhos são identificados por uma placa com a frase "Semáforo em modernização" e por uma linha amarela que contorna a caixa de luzes.
Em setembro deste ano, a gestão Ricardo Nunes anunciou melhorias na rede semafórica do entorno do Autódromo de Interlagos, na zona sul. O projeto será entregue em três fases e prevê a modernização de 129 cruzamentos até março de 2026.
Atualmente, a capital paulista conta com 1.129 semáforos inteligentes no mini-anel viário e centro expandido.
Redação

